“O conhecimento precisa sempre ser revitalizado e precisamos estar refletindo sobre formas de melhor desempenhar o serviço público”. Esta foi a fala da presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura, que participou de uma solenidade na manhã desta segunda-feira (29), para assinar um convênio com a Secretaria Estadual de Administração (Sead) e a Escola de Governo do Piauí (Egepi), no sentido de fomentar a capacitação de empregados públicos.
O convênio foi assinado durante o lançamento da 6ª Semana do Servidor Público Estadual, que incluiu uma vasta programação para homenagear os servidores estaduais, inclusive os aposentados. A novidade deste ano é a parceria com a Emgerpi, que vai investir cerca de R$ 400 mil reais na capacitação dos empregados, através da oferta de vários cursos presenciais e a distância.
Além disso, esta parceria também vai possibilitar a realização, dentro da Semana do Servidor, de um seminário estadual que deve discutir novos valores no serviço público. Ele vai acontecer no dia 23 de outubro e reunirá cerca de 500 servidores estaduais. “A Escola de Governo representa um passo muito importante para a capacitação no serviço público e esta parceria com a Emgerpi só vem a acrescentar”, destacou a secretária estadual de administração, Regina Sousa.
Lucile Moura lembrou que a Emgerpi nasceu para gerenciar os empregados de empresas que foram extintas no ano passado e afirmou que a capacitação é muito importante em processos como este. “Temos realizado um conjunto de ações para qualificar e manter o nível dos profissionais da Emgerpi, que hoje estão espalhados em vários órgãos do Estado; é preciso dar suporte para que eles desenvolvam suas potencialidades e possam atuar nas mais diversas atividades”, pontuou a presidente da Emgerpi.
Semana do Servidor
A 6ª edição da Semana do Servidor acontecerá do dia 18 à 25 de outubro. Em sua programação, estão cafés da manhã, sorteio de brindes e passagens, a realização do Baile do Servidor e do Seminário Conhecendo novos valores no serviço público. A tradicional disputa entre as secretárias e órgãos do governo terá como tema Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, onde o melhor projeto será premiado.
Em 2007, quando o concurso incentivava a doação de sangue, a Emgerpi foi premiada por ser o órgão em que os empregados mais doaram sangue.