A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Emgerpi (Cipa) foi lançada na manhã desta terça-feira, 30, no auditório do Centro de Convenções. Uma palestra do advogado Augusto Perelo, que atua no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), abordou as principais questões que envolvem a comissão, que é normatizada pelo Ministério do Trabalho.
A presidente da Emgerpi, Lucile Moura, fez a abertura do evento. Por estar reunindo a grande maioria dos empregados, ela aproveitou para falar sobre a situação atual da empresa, que vem desenvolvendo ações em vários segmentos em todo o Piauí. “Queria aproveitar para parabenizar a equipe, que vem recebendo muitos elogios devido a sua rapidez e eficácia na resolução das questões”, destacou a presidente. Ela pediu o mesmo empenho dos empregados no que diz respeito à implantação da Cipa, que segundo ela, trará muito benefícios.
O advogado do Cerest fez abordagem da composição da Cipa, sua forma atuação e quais benefícios ela traz as empresas. A comissão deve ser formada por representantes da presidência da empresa e por empregados efetivos que serão eleitos. A Norma Reguladora nº 5, prevê que a comissão atue na identificação dos riscos de trabalho, elaborando um mapa do processo. “A idéia é que vocês elaborem um plano de trabalho que possibilite uma ação preventiva eficiente”, observou Augusto Perelo.
Para que possam desempenhar estas atividades, os empregados da Emgerpi passarão por um curso de capacitação oferecido pelo Cerest. A carga-horária será de 20 horas e as aulas deverão começar em breve.