A atração desta terça-feira (30) do Projeto Seis e Meia é a cantora baiana Virgínia Rodrigues.
Com 10 anos de carreira, Virgínia Rodrigues é uma cantora respeitada no circuito dos mais importantes festivais de jazz e worldmusic mundo afora, tendo três discos lançados e diversas turnês mundiais na bagagem; todo seu talento poderá ser conferido logo mais às 18:30h no Theatro 4 de Setembro.
O Projeto Seis e meia é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e apoio da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCOM).
Virgínia Rodrigues
Desde pequena, a cantora gosta de canto lírico, embora não tivesse muito contato com esse tipo de música, cantava em coros de igrejas de Salvador e ouvia muita música nas rádios locais – bases de sua formação musical. Ela cresceu escutando sambas, música popular, assim como rock e jazz. Mas, foi mesmo com a ópera e as missas que a cantora se identificou. Foi descoberta pelo produtor e diretor Márcio Meirelles, que a convidou para o Bando de Teatro Olodum, onde foi vista pelo seu padrinho, Caetano Veloso.
A partir de então a carreira decolou. Seu primeiro disco, Sol Negro, foi gravado com as participações de Gil, Milton Nascimento e Djavan. Seu último lançamento foi Mares Profundos,com repertório baseado nos afro-sambas de Baden e Vinícius, em mais uma excelente produção artística, tendo ótima recepção com suas especiais e surpreendentes releituras.
Recentemente, gravou o que será seu quarto disco, produzido pelo maestro Cristóvão Bastos, através da gravadora Biscoito Fino, a ser lançado em breve, e segue seu novo projeto em duo com o lendário percussionista pernambucano Nana Vasconcelos, fazendo shows e se preparando para mais uma longa turnê norte-americana no final deste ano.