Palestrantes de renome internacional, mais de 500 servidores públicos estaduais reunidos e um só objetivo: a elevação do grau de motivação dos empregados e uma conseqüente melhoria nos atendimentos ofertados ao cidadão. Assim está sendo o Seminário Construindo Novos Valores Para o Serviço Público, que vem acontecendo nesta quinta-feira (23), graças a uma parceria da Escola de Governo do Piauí (Egepi) com a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Ele compõe a programação da IV Semana do Servidor Público Estadual.
Os trabalhos tiveram início pela manhã. Lucile Moura, presidente da Emgerpi, enfatizou que a parceria com a Escola de Governo veio para enriquecer uma idéia que a empresa já tinha. “É necessário que os servidores se conscientizem da importância de seu papel no desenvolvimento do Estado e se comprometam cada vez mais com esta idéia”, enfatizou Lucile Moura.
Espiritualidade, autoconhecimento, amor. O primeiro palestrante foi o filósofo holandês Robert Rhappe, que trouxe em sua bagagem palavras de motivação adquiridas através de estudos e vivências junto a algumas religiões. Ao longo do Workshop, ele tornou público definições diferente dos dicionários convencionais para determinadas palavra. Um exemplo disso foi o termo responsabilidade, que segundo ele, significa, simplesmente, o ato de responder a uma questão com amor.
A atitude de mostrar as palavras e ações do mais simples possível foi o que mais impressionou a instrutora de educação no trânsito, Oneide Santos, na primeira atividade do seminário. Ela atua no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Pi) há 35 anos e declara que este seminário deve melhorar os serviços ofertados pelos órgãos do Governo Estadual na medida em que leva os empregados a refletirem sobre respeito e cooperação entre as pessoas. “Ele está sensacional, já que trouxe palestrantes que estão contribuindo com o nosso crescimento”, define Oneide.
Em sua primeira estadia em Teresina, Robert Rhapper, disse que gostou do que viu na cidade e enfatizou o que mais lhe chamou atenção: a espontaneidade do povo piauiense. “Vocês são muito doces e, ao mesmo tempo, parecem fortes”, observou o filósofo.
O seminário continua durante toda a tarde com a palestra Psicologia Organizacional: O novo foco do serviço público, proferida pelo psicólogo José Ernesto Bolonha. Após o encerramento dos trabalhos, haverá um happy hour com o cantor Vavá Ribeiro.