Um auditório relaxado e muito animado, foi o que encontrou o psicólogo e consultor José Ernesto Bologna, depois da atividade da professora Maura Barros sobre qualidade de vida.
O psicólogo começou a palestre sobre ‘Psicologia Organizacional: o novo foco do Serviço Público’, com uma retrospectiva histórica. Lembrou a dissolução da família clássica, o esvaziamento das igrejas, a importância que os jovens ganharam na sociedade moderna, a mudança do conceito de felicidade, comunicação de massa e sustentabilidade.
Dr. Bologna falou sobre os efeitos desse cenário social na vida do servidor público e os impactos dessas mudanças do mundo capitalista na causa pública e chegou a um dos principais problemas do serviço público: a falta de motivação que foi se perdendo também no meio da burocracia, falta de condições estruturais , leis antigas etc.
Segundo ele, o servidor precisa assumir o papel de empreendedor, precisa ser desafiado. E afirma: a motivação depende, inicialmente, de uma consciência individual e da importância do coletivo. Segundo ele, tudo depende de uma escolha do servidor em querer mudar, ser diferente.e sair do papel de vítima e assumir o papel de dono de sua própria vida.
Para o psicólogo, essa transformação começa com uma mudança interior que se reflete não só no trabalho, mas na vida pessoal, no relacionamento com a família, os amigos e com o público.
Ele falou também como o servidor pode transformar sua própria vida e encontrar motivação, que começa pela noção de poder, de criatividade, de empreender e conseguir coisas pequenas e grandes, construir bons vínculos. Tudo isso é importante e para conseguir é preciso ter metas a alcançar...É preciso construir uma mentalidade em outra direção....
Cerca de 500 servidores participaram do evento realizado pela Emgerpi em parceria com a Escola de Governo dentro da Semana do Servidor. Luis Maia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disse que “O evento foi excelente e deixou o servidor mais qualificado. Ajuda também na valorização de si mesmo”. A psicóloga da Secretaria de Saúde,
Alda Alves, afirmou :”Achei ótimo. O servidor necessita de valorização e com essa estrutura e organização, o servidor se sente valorizado”.
O evento terminou com sorteio de passagens e hospedagens para servidores em pontos turísticos do Estado e com show do cantor Vavá Ribeiro.