A entrega das premiações do Concurso Gestão Ambiental com Responsabilidade Social marcou o encerramento da programação da VI Semana do Servidor Público Estadual. A festa de premiação, que aconteceu no Jockey Clube do Piauí, reuniu milhares de servidores, e contou com as presenças do governador em exercício, Themístocles Filho, secretários, deputados, além da apresentação especial do cantor Guilherme Arantes e da banda Status, que fizeram a alegria do público presente.
De acordo com a Secretária de Administração, Regina Sousa, o concurso teve como propósito motivar o servidor para boas práticas na gestão ambiental com responsabilidade social, tendo em vista que a questão ambiental é a pauta do momento. A Agespisa foi a primeira colocada no concurso com o projeto “Não Jogue Óleo no Ralo”, da servidora Ana Lúcia dos Santos, cuja premiação foi entregue pela secretária e pelo presidente da Agespisa, Merlong Solano.
A segundo colocação ficou com a Sasc, com o projeto “Sete Maneiras de Preservar o Meio Ambiente”, do servidor Leandro Sousa da Silva, que recebeu a premiação das mãos do Deputado João de Deus. O terceiro lugar ficou com a Coordenadoria de Comunicação, com o projeto de Integração de Conscientização Sócio-Ambiental, do servidor Iraildon Silva, que recebeu a premiação entregue pela Coordenadora de Comunicação, Cristiane Sekeff, e pela Coordenadora da Escola de Governo, Janaina Mapurunga.
A Secretaria de Planejamento foi homenageada com o projeto interinstitucional Agenda Ambiental na Administração Pública, do servidor Adolfo Martins de Moraes, que foi aluno de um curso sobre gestão ambiental promovido pela Escola de Governo. “Isso mostra que a Escola de Governo está cumprindo seu papel”, disse Mapurunga.
O presidente da Agespisa, Merlong Solano, destacou que o projeto de reciclagem do óleo foi lançado no primeiro semestre no palácio de Karnak, pelo governador Wellington Dias, e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). O projeto tem como proposta recolher o óleo de cozinha que seria jogado no lixo e reciclá-lo transformando-o em biodiesel que será utilizado nos veículos da Agespisa.
Para os servidores a programação da VI Semana do servidor foi rica e buscou valorizar talentos em diferentes áreas. “Percebemos principalmente a valorização cultural como o Festival do Servidor realizado ontem”, disse a servidora da Seduc, Conceição Silva. “Hoje se percebe que o Piauí tem políticas públicas de valorização do servidor e órgãos de qualificação como a escola de governo”, acrescenta a servidora Maria Genilda Marques Cardoso. Ao longo dos outros eventos da programação da Semana também foram sorteadas 110 passagens para alguns dos principais pontos turísticos do Estado, como o Delta do Parnaíba.
De acordo com Lucia Vilarinho, diretora da Escola de Governo, na avaliação dos projetos percebeu-se que há um embrião para despertar a conscientização ambiental e responsabilidade social. “Os critérios de seleção foi considerado desde a organização das idéias aos objetivos propostos nos 10 projetos inscritos”, explica.