Procurando dar maior agilidade e precisão às construções e obras, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) adquiriu um moderno equipamento de recepção GPS - Posicionamento Global de Satélite.
Sobre o manuseio deste instrumento e suas funções, está sendo realizado um curso pelo técnico em agrimensura Roberto Carlos Paixão, de São Paulo. Cerca de 25 engenheiros agrônomos, elétricos e agrimensores estão participando da capacitação.
“O curso é dividido em aulas teóricas e práticas. Estou repassando informações relativas ao GPS, mostrando a importância desse equipamento que mostra as coordenadas reais para se iniciar uma obra em determinado terreno, por exemplo”, conta o técnico; ressaltando que o sistema GPS realiza levantamento de estudos de projetos para estradas, loteamentos, rede elétrica, saneamento, construção de barragens, entre outros.
Moura Neto, engenheiro agrimensor da Emgerpi atua na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e é um dos participantes do treinamento. “Trabalhar com esse sistema é sinônimo de modernização por parte da Emgerpi, já que os aparelhos que possuíamos aqui, para fazer medições, estão ficando ultrapassados”, destaca.
A obtenção do equipamento com sistema GPS constitui ainda um ajustamento às normas de georefenciamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). “A lei determina que até 2010, todos os imóveis rurais do país terão que ser demarcados através desse sistema, por conta de sua exatidão”, explica o engenheiro agrimensor da Emgerpi Basílio Pereira. “A Emgerpi demonstra, assim, que está atualizada e preocupada em realizar os trabalhos de maneira correta”, ressalta.
Segundo Basílio, logo após a capacitação dos engenheiros, todos os trabalhos de topografia, medição e cálculos de áreas e terrenos, começam a ser feitos pelo novo aparelho de sistema GPS.