Os programas Café com a Presidente e Alimentado Idéias tiveram, nesta sexta-feira (31), sua primeira edição com um grupo de colaboradores externos da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Dando a devida importância aos trabalhos feitos na área de Gestão de Pessoas, o público-alvo escolhido foi os diretores administrativos dos órgãos que possuem empregados cedidos da Emgerpi.
“Este programa já se desenvolve entre os setores da empresa e resolvemos expandi-lo devido as relações tidas com outros órgãos que recebem empregados cedidos”, explicou a presidente Lucile Moura. Ela ressaltou que aquele era um momento muito importante, já que todos poderiam elucidar dúvidas e colaborar uns com os outros.
Somente na Junta Comercial do Estado, são quase 20 pessoas cedidas. Questões como valores de diárias, remuneração, plano de saúde e aposentadoria foram alguns dos pontos colocados em discussão. Lucile Moura também divulgou os benefícios obtidos com a motivação e capacitação dos empregados. “No início deste processo, fizemos a identificação do perfil profissional, para saber como os empregados poderiam contribuir com determinadas áreas e como esta contribuição poderia ser elevada”, comentou a presidente da Emgerpi.
Secretaria Estadual de Saúde, Coordenadoria do Fome Zero, Agespisa e Coordenadoria de Convivência com o Semi Árido são outras entidades que receberam empregados da Emgerpi e participaram da reunião. De acordo com Deuselita Araújo, diretora de Gestão de Pessoas, estes encontros são divididos por áreas afins para que a capacidade resolutiva seja maior.
Rosângela Sousa, coordenadora do Fome Zero (onde atuam sete empregados cedidos pela Emgerpi e mais dois jovens-aprendizes) compareceu ao encontro e elogiou a iniciativa da empresa, destacando a atuação na cidade de Guaribas. “Estamos muito felizes com este diálogo, onde relatamos nossa situação e tentamos encontrar, juntos, as soluções adequadas”, comentou a coordenadora.
A avaliação de desempenho também foi colocada como um dos fatores para o bom andamento deste processo de cessão de empregados. “Não foi só remanejamento; hoje fazemos um acompanhamento do empregado, o que inclusive nos ajuda a identificar suas necessidades e pontos que devem ser melhorados”, destacou Deuselita Araújo.
“Estas reuniões são fundamentais para fortalecer as parcerias da Emgerpi, que vem conseguindo, em curto prazo, resolver os problemas que são apresentados e ajudar os outros órgãos sempre que possível”, declarou Eloi Lopes, da Sesapi.
Para unificar direitos e deveres, também foi anunciado os trabalhos feitos no sentido de se criar um plano de emprego e remuneração. Neste sentido, os sindicatos já estão atuando para entregar uma proposta e dar início as negociações.