A nova cara de Guaribas
15/11/2008 - 00:13:56

Elizete Alves

As mudanças em Guaribas, a cerca de 650 quilômetros de Teresina, começam logo na entrada da cidade com a reforma completa de mais de cem casas.

Uma delas é a de Dona Elizete Alves, de 43 anos. Ela afirma que essa reforma foi uma bênção. “Fazia muito tempo que minha casa precisava disso, mas não tinha condições. Foi muito importante porque ajeitou tudo. Estou feliz, feliz da vida”.

Na casa onde mora o professor Raione Ribeiro, a reforma foi total, inclusive com novo teto, reboco, pintura, água encanada e banheiro com louças novinhas. Segundo ele, com a reforma, se livrou das goteiras e dos barbeiros que transmitem a malária. Raione afirma: “Melhor que isso é impossível”.

A reforma das casas faz parte de um projeto urbanístico que inclui ainda o calçamento e a sinalização de ruas e até grama nos canteiros da cidade. Casas vão ser construídas para famílias mais carentes. Um cadastro está sendo feito e cada família cadastrada vai ser analisada por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos.

Também está em construção o Memorial Fome Zero, onde vai ser contada toda a história do programa do Governo Federal que tem como marco inicial o município piauiense. Já foram construídas duas lanchonetes, a casa do Fome Zero e está em fase de construção um hotel para receber os visitantes do município e uma Casa de Parto.

Dentro da proposta de mudança em Guaribas, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí promoveu uma Feira de Empreendedorismo nos dias 13 e 14 de novembro, na Praça principal da cidade. Foram montadas barracas e toda a infra-estrutura necessária para receber produtores e artesãos e principalmente, para despertar na população a idéia de empreender. A presidente da Emgerpi, Lucile Moura, com mestrado em Administração, explicou o que é ser empreendedor de uma maneira didática que envolveu e despertou o interesse dos produtores. Pra isso ela usou cartolinas e falou de cadeia produtiva e da necessidade dos moradores de Guaribas produzirem e consumirem os produtos do próprio município.

Seu Basílio levou para a feira, cana de açúcar e aproveitou para vender o caldo da cana, Dona Sandra expôs com as colegas, produtos de limpeza, sabonetes e shampoos, Dona Adalcélia expôs e vendeu os colares que faz com argila, Dona Maria Celma e Dona Rita levaram bolsas de fuxico e guardanapos de crochê, Dona Fidelcina aproveitou para mostrar e vender suas garrafadas para gripe, sinusite, problema no útero e outros problemas de saúde.

Lucile Moura ouviu também dos moradores as dificuldades que eles enfrentam para conseguir produzir, como falta de matéria-prima, de locais adequados para comercializar os produtos e vai providenciar essa ajuda para que eles possam se instalar e depois ‘andar com as próprias pernas’.

Outra novidade em Guaribas é a instalação de vacarias para a produção de leite porque atualmente o produto consumido no município vem de São Raimundo Nonato. Guaribas também vai produzir ovos e parar de comprar do município vizinho.

Guaribas vai sair na frente e implantar a primeira coleta seletiva de lixo do Piauí com toda a população. Uma construtora da cidade já foi contratada para construir os depósitos coletores nas ruas . Dez jovens de Guaribas vão ser treinados em Teresina para se tornarem multiplicadores entre a população. A proposta é transformar lixo orgânico em adubo, plásticos em objetos artesanais e o que não puder ser aproveitado, vai para o aterro sanitário.

A zona rural também vai acompanhar as transformações e como as necessidades são ainda maiores, está recebendo poços. Na última quinta-feira(13), os moradores de Barreirão e comunidades vizinhas pararam para acompanhar a perfuração do poço que vai mudar a vida dessas famílias que são obrigadas a andar 6 quilômetros para pegar água.

Dona Bertolínea Santos, de 78 anos era uma das mais animadas. Da porta de casa acompanhava a perfuração do poço com toda a família e vizinhos. “É uma benção que Deus está dando pra gente agora ter água tão perto de casa”. A Emgerpi vai instalar mais poços em comunidades vizinhas como Tamboril. Além de água esses moradores da zona rural também vão ganhar estradas que já foram licitadas e começam a ser construídas ainda este mês. A estrada de acesso a Guaribas também vai ser iniciada em 2008.

Todas as empresas contratadas para as obras em Guaribas são da própria cidade e outra obrigatoriedade é que a mão de obra também seja local. E por falar em mão de obra e qualificação, foi construído o Telecentro de Guaribas que tem 14 computadores. Quatro jovens da cidade foram contratados e treinados por técnicos da Emgerpi para trabalharem como monitores. Um deles é Natanael Dias que fez um curso de informática em 2004, em Guaribas. Ele disse: “Foi tudo pra gente. Foi bom pra cidade, pros jovens e pra mim que vou poder trabalhar e estudar ao mesmo tempo”. Outro monitor é Alfredo Neto que disse: “estava sem perspectiva de trabalho em Guaribas, só se fosse pra outra cidade. E agora posso ficar aqui e sustentar minha família”.

O trabalho da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí é feito em parceria com outras secretarias do Governo Estadual e com a Prefeitura do Município.