Aprimorar o ambiente de trabalho por meio da arte, integrando e valorizando os empregados. Com esse objetivo foi criado, em março deste ano, o GEMTE - Grupo Emgerpi de Teatro, da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí.
Sob a coordenação e orientação do professor Arimatan Martins, o grupo possui hoje 21 empregados , que ao longo de quase nove meses, fortaleceram amizades e aprenderam uma série de técnicas, principalmente de voz e expressão corporal. “Esse tipo de mudança é impressionante, porque auxilia muito o relacionamento entre os colegas de trabalho. As pessoas se sentem mais valorizadas e deixam fluir seus talentos”, avalia Arimatan. “Só uma empresa com visão moderna poderia colocar em prática um projeto como o GEMTE, acrescenta.
Um exemplo da mudança que o projeto despertou nas pessoas é Maria de Jesus, empregada da Emgerpi lotada no Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). Com a ajuda das aulas de teatro, Maria garante que a segurança e o otimismo se tornaram suas principais qualidades. “Sempre quis fazer teatro, porque acho emocionante e também para me tornar mais extrovertida. Tenho me sentido mais segura e isso me ajuda no trabalho, no relacionamento com as pessoas e em casa, com minha família”, comenta.
Passada a fase das aulas técnicas, o grupo iniciou os ensaios para uma peça chamada A Meta, baseada em livro homônimo, de Eliyahu M. Goldratt. Segundo o coordenador do grupo, Arimatan Martins, “todos estão ansiosos para subir ao palco e mostrar o resultado desse trabalho”.
A estréia do Grupo Emgerpi de Teatro acontece dia 15 de dezembro, no Theatro 4 de Setembro, às 20h.