Parceria fortalece a luta contra as drogas no Piauí
13/12/2008 - 00:11:31

Maurivam Monteiro

Maurivam Monteiro é natural do município de Picos - situado a 320 km de Teresina - e possui um perfil que vem crescendo cada vez mais no mundo: É um jovem que luta para largar a dependência química e recomeçar a vida, longe do sofrimento e da vivência ilícita que a droga acarreta. Tendo sido detido e passado por, pelo menos, três clínicas de recuperação, ele está há dois meses na Fazenda Esperança, uma instituição sem fins lucrativos que existe em todo o mundo e, há dez meses, instalou sua primeira unidade no Piauí.

O município de Campo Maior é o ponto inicial do trabalho da Fazenda Esperança junto aos piauienses. Toda a população da cidade se envolveu na ação e logo houve a doação do terreno onde, hoje, existe a sede da instituição e quase 15 homens estão em tratamento. Maurivam é um deles. São pessoas que partem dos mais diversos lugares, mas têm uma história de vida e luta em comum.

Convivência, trabalho e os ensinamentos do evangelho. Este é o tripé que forma a receita aplicada pela Fazenda Esperança. Sem a presença de médicos ou psicólogos, este trabalho vem dando certo e já existe em mais de 10 países, sendo que, somente no Brasil, são mais de 2.500 pessoas que largaram a dependência química.

“Não vivemos aqui somente para deixar o vício, mas para ser uma pessoa nova”, definiu Antônio Silva, que possui 41 anos e foi o primeiro a ser atendido pela Fazenda Esperança de Campo Maior. De acordo com Renato Pacheco, coordenador da unidade, a recuperação é feita em dez meses e os assistidos têm total liberdade para ir embora durante o tratamento. Para ser recebido, é necessário, antes de tudo, que o dependente exprima vontade de deixar o vício.

Em busca de apoio para ampliar os trabalhos no Piauí, o frei alemão Hans Stapel, que é o idealizador da instituição, buscou a ajuda do Governo do Estado, contando com o intermédio do Deputado Paulo Martins (PT). A solicitação foi prontamente atendida e a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) é o órgão que vai executar a obra. Os recursos são de quase R$ 3 milhões de reais, que devem ser investidos na pavimentação da via de acesso à sede - que será ampliada e passará a atender quase 60 jovens - e na compra de móveis e equipamentos para o local.

“Essa parceria foi muito positiva, pois proporciona o desenvolvimento do trabalho de prevenção. É preciso evitar que esses jovens cheguem à prisão e, em quase 60% dos casos, as drogas são os fatores determinantes para que isto aconteça”, pontuou Hans Stapel.Na última sexta-feira (12), ele esteve em Campo Maior, quando a presidente da Emgerpi, Lucile Moura, oficializou a assinatura da Ordem de Serviço para a obra.

Lucile Moura destacou o entusiasmo do Governador Wellington Dias com o trabalho da fazenda e comunicou ao público que a idéia é construir mais unidades no Piauí e dar o apoio logístico ao local, através dos diversos órgãos que formam a administração estadual. “Obras como essa provam que o governo tem conseguido atuar em diversas áreas e colocar sua estrutura em favor do desenvolvimento do Estado”, destacou Lucile Moura.

Um exemplo desta ação integrada é a utilização do Programa Compra Direta. Através dele, o governo incentiva a produção de pequenos agricultores quando compra parte desses produtos. “A nossa metodologia busca a auto-sustentação e este projeto vai garantir que nossa produção seja cmercializada”, destaca Renato Pacheco, enfatizando que uma plantação de melancia já começa a gerar frutos.

Seguindo estudos desenvolvidos pela Polícia Militar e Civil, a parceria entre a Fazenda da Esperança e o Governo do Estado deve extrapolar os limites de Campo Maior. No Piauí, a previsão é que, também em 2009, sejam instaladas mais quatro unidades da Fazenda Esperança: As masculinas em Teresina, Picos e Parnaíba; e uma feminina na cidade de Campo Maior.

Sendo um problema mundial, a Fazenda Esperança de Campo Maior possui, entre seus quinze hóspedes, um jovem russo que está em tratamento. Daqui a dois meses, ele pretende voltar para Israel - onde mora há dez anos - só que agora, livre do vício. “A palavra de Deus nos ajuda muito, mas não pense que é fácil. Estou há oito meses longe das drogas, o que já considero um grande passo para recomeçar a vida” confessa Oleg Gorbatiuk.

A população de Campo Maior compareceu à solenidade, onde também foi celebrada uma missa. Autoridades políticas como o deputado Paulo Martins (PT) e o prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix também estiveram presente à Fazenda Esperança.