O 1º Festival da Uva será lançado oficialmente para os são-joanenses, no próximo dia 05, no Centro Cultural de São João do Piauí, com a participação da primeira-dama do Estado, Rejane Dias, do secretário de Turismo, Silvio Leite, do prefeito Roberth Paes Landim, representantes de órgãos do Estado e entidades parceiras, assim como toda a comunidade.
O Festival será realizado de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009, e vai divulgar o potencial da fruticultura irrigada no Semi-árido piauiense e atrair investimentos para a região.
Segunda a turismológa da Setur, Anecy Castelo Branco, a solenidade de lançamento em São João do Piauí é uma forma da comunidade conhecer mais sobre o evento que o município vai realizar e se inteirar dos preparativos para que este festival seja um grande sucesso.
“Esperamos uma boa receptividade e que os são-joanenses abracem este evento que com certeza só tem a acrecentar aquele município que vai ser vitrine e mostrar todo o potencial daquela região” disse.
De acordo com o secretário de turismo Sílvio Leite este Festival é uma semente para que São João do Piauí se torne um atrativo turístico na região através da festa da uva.
“Nessa região temos a Vale do Rio Doce, a proximidade da Serra da Capivara. Os turistas que visitam a região passam às margens do balneário, então, vamos asfaltar a estrada e dar uma requalificada para receber bem os turistas”, disse.
São João do Piauí se tornou um pólo produtor de uva nos últimos anos. A fruta é cultivada por 75 famílias em quatro dos 95 hectares irrigados do Assentamento Marrecas, no município. A colheita, que começa em 29 de janeiro do próximo ano, é a quarta da produção experimental.
O assentamento produz duas variedades de uva, a Itália melhorada, verde, e a Benetec Brasil, roxa, ambas comercializadas em Teresina, nos supermercados Carvalho. São variedades com sementes, de reconhecida qualidade, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Norte).