A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), está realizando desde o dia 1º dezembro a Avaliação de 360º graus do programa Avaliar para Melhorar; no intuito de institucionalizar mecanismos modernos de gestão que busque mensurar a força de trabalho dos colaboradores da empresa.
A avaliação de 360º graus está sendo feita na Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Processos Imobiliários (GPI) e Processos Estruturantes (GPE); pela Diretoria de Gestão de pessoas, através da Gerência de Avaliação de Desempenho, com o apoio da equipe de psicossocial de cada órgão.
O programa Avaliar para Melhorar tem como objetivo promover o desenvolvimento institucional e a melhoria da capacidade produtiva dos profissionais envolvidos, a fim de aprimorar a efetividade e a transparência da administração pública.
A avaliação será aplicada semestralmente e é dividido em cinco etapas. A 1º etapa é o diagnostico para que, em seguida, seja feito o treinamento com os chefes-imediatos e os colaboradores. No próximo passo, a DGP da Emgerpi faz o acompanhamento das pessoas com baixo desempenho e inicia um treinamento junto à estes colaboradores, o que caracteriza a quarta etapa.
Para o processo, são utilizados formulários de auto-avaliação, avaliação do empregado e avaliação do colega. Para Gerente de Avaliação e Desempenho, Vaulete Sá, este trabalho é imprescindível: “Trata-se de um instrumento de diagnóstico de desempenho individual, onde o avaliado utiliza os resultados recebidos para guiar o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)”, declara Vaulete Sá.