A chegada de 2009 trouxe boas novidades para os empregados da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Devido ao convênio firmado com a Escola de Governo do Piauí (Egepi) os empregados terão mais oportunidade de se qualificar, especialmente com a atuação do Núcleo de Ensino a Distância da Egepi, que já formou mais de 100 servidores estaduais somente no projeto piloto.
De acordo com a gerente do núcleo, Ana Célia Orsano, a previsão é que novas turmas sejam formadas até o final deste mês. Cada turma deve ter cerca de 50 alunos e os cursos abrangem as mais diversas áreas como informática, gestão de pessoas e relações pessoais. “Qualquer servidor pode participar dos cursos oferecidos pelo núcleo; também formamos turmas especiais para determinados órgão, quando há demanda suficiente”, explica a gerente.
Para os empregados da Emgerpi, inicialmente serão ofertados os cursos de Redação Oficial e Informática Básica. A capacitação dá direito ao certificado de conclusão e possui carga horária de 80 e 60 horas, respectivamente. As inscrições poderão ser feitas no início de fevereiro, através de um banner que será instalado no portal de notícias do Governo do Estado (www.pi.gov.br).
“Uma das vantagens do ensino à distância é flexibilização da carga horária, que faz com que a duração do curso dependa do esforço individual do aluno”, comenta Ana Célia Orsano, acrescentando que os servidores interessados em participar dos cursos do núcleo devem preencher o formulário - escolhendo o curso de sua preferência - e será avisado sobre o início das aulas.
O Núcleo de Ensino à Distância da Egepi é ligado à Secretária de Administração (Sead) e já estava funcionando desde junho de 2008, porém em trabalho experimental. O sucesso do projeto foi comprovado com a oferta de dois cursos e a capacitação de mais de 100 servidores. Desde o início a Emgerpi é parceira deste empreendimento, sendo responsável pela aquisição de equipamentos para o núcleo.
Neste sentido, de acordo com a gerente de treinamento e desenvolvimento da Emgerpi, Mary Silva, este convênio também vai possibilitar a formação de turmas presenciais nas áreas de atualização das regras gramaticais e informática. As aulas devem acontecer ainda no primeiro bimestre deste ano.