O Plano de Ação em Educação Ambiental (Ambiente-se), um trabalho coletivo de limpeza do litoral do Piauí realizado pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Secretária de Turismo, Secretária de Saúde, prefeituras do litoral e a comunidade; esta conseguindo alcançar bons resultados.
O trabalho envolve cerca de 500 pessoas tanto com a limpeza das praias, como a conscientização ambiental da população e dos turistas. O projeto Ambiente-se foi dividido em três etapas, sendo que duas dela já foram concluídas. A 1º etapa foi do dia 27 de novembro ao dia 11 dezembro, nela mais 350 toneladas de lixo foi retirada somente da praia de Luís Correia; oficinas de formação de mobilizadores em educação ambiental também foram ministradas para membros da comunidade.
A segunda etapa do projeto foi do dia 24 dezembro ao dia 5 de janeiro; nesta etapa continuaram os serviços de limpeza e a coleta de lixo, que já havia sido acumulada em alguns pontos críticos da orla e da estrada de Luís Correia ao Coqueiro. A equipe deu continuidade às oficinas, para conscientizar a população da preocupação ambiental. A data para começar a terceira etapa, ainda não foi definida.
“O trabalho realizado pela equipe do mutirão de limpeza foi muito bom; na primeira etapa, nós já conseguimos deixar o litoral bastante limpo. Acredito que na terceira etapa, poderemos ajustar as pendências que por ventura vierem a ser registradas”, pontua a coordenadora do projeto Ambiente-se, Regina Reis.