Projeto assegura a limpeza do litoral durante o período carnavalesco
19/01/2009 - 00:10:31

Lagoa do Portinho

A partir do dia 17, os técnicos da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e Secretária Estadual de Turismo (Setur) irão se reunir com os atuais prefeitos para definir as estratégias de trabalho, principalmente para evitar o acúmulo de lixo nas cidades no período carnavalesco. Eles estão envolvidos no Projeto Ambiente-se, que vem sendo executado há quase dois meses nas cidades que formam o litoral piauiense.

O planejamento já está concluído e, seguindo uma regularização do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), o Governo do Estado ficará a cargo da limpeza das praias, enquanto no resto da cidade será de responsabilidade das Prefeituras Municipais.

O projeto envolve vários órgãos da Administração Estadual e é dividido em duas frentes de atuação, sendo elas limpeza e conscientização. Para isso, cerca de 100 pessoas estão passando por um curso de capacitação para atuar como multiplicadores de educação ambiental. “O último módulo será concluído ainda este mês; a formação destas pessoas será uma das principais contribuições deixadas pelo projeto”, destaca a diretora da Secretária Estadual de Turismo, Liége Moura.

Executando a limpeza das cidades, são mais 150 pessoas.  Nos últimos meses, os trabalhos do Projeto Ambiente-se envolviam não só a orla, mas os principais pontos das cidades de Cajueiro da Praia, Ilha Grande do Piauí, Luís Correia e Parnaíba. Para se ter uma idéia da dimensão do trabalho, somente na segunda etapa que abrangeu o período de Natal e Ano Novo, cerca de 250 toneladas de lixo foi retirada pela equipe. O uniforme, todo em coloração esverdeada, acabou se tornando a marca do grupo, que poderia ser encontrado em praias, restaurantes e rodoviárias, por exemplo.

Os estabelecimentos comerciais serão novamente alvo do projeto. De acordo com Liége Moura, durante o período carnavalesco, estão previstas novas visitas da equipe aos estabelecimentos comerciais dos municípios, fiscalizando e orientado-os para evitar a reincidência. Além disso, blitz educativas serão feitas nos principais pontos da cidade, distribuindo material educativo aos turistas e moradores.

No carnaval, as orlas terão atenção especial devido à intensa produção lixo durante o período. Durante cinco dias, os multiplicadores deverão executar oficinas de capacitação junto à equipe do mutirão da limpeza, enfatizando especialmente as definições do lixo e formas de como reduzir sua produção, utilizando a coleta seletiva. Nas praias, os multiplicadores atuarão contribuindo com a ação educativa junto ao público e auxiliando os mutirões. De acordo com o planejamento, cerca de 60 homens devem atuar na limpeza somente da Praia de Atalaia.

Praia Pedra do Sal, depois

Praia Pedra do Sal, depois.

Muitas pessoas que escolheram o litoral piauiense para passar o final de ano tiveram uma grata surpresa: uma orla limpa, livre do lixo gerado na noite de reveillón. Este foi um dos resultados já colhidos pelo Projeto Ambiente-se. O envolvimento da população e dos turistas é essencial para que esta surpresa se torne algo permanente.

“Quando estive nas praias de Atalaia e Coqueiro, sempre via alguma equipe recolhendo o lixo; no dia 31, todos comentavam que era costume, no dia seguinte, as praias estarem sujas e o que vimos foi totalmente o contrário”, declarou a universitária Laís Rebelo.

Moradora de Teresina, a professora Maria de Lurdes Sousa também esteve no litoral recentemente e afirmou que gostou muito do que viu. “Estas ações são importantes, pois incentivam as pessoas a estarem atentas às suas atitudes e prezarem pela preservação do meio ambiente; além disso, não deixa de ser uma fonte de geração de renda para os moradores daqueles municípios”, enfatiza. A previsão é que os trabalhos de limpeza das praias e conscientização dos turistas se estendam até o mês de julho.

“É importante que a comunidade e os turistas incorporem as orientações dadas pela equipe e sejam mais cuidadosos com o destino do lixo, minimizando os impactos no ambiente”, reforça Liége Moura, que enfatizou a criação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, que deverá ser desenvolvido nas cidades litorâneas. Entre outras ações, ele engloba a construção do primeiro aterro sanitário e da usina de reciclagem feitas pelo Governo do Estado. O plano deve ser executado até o fim deste ano.

Mais imagens no ícone FOTOS.