Emgerpi, em parceria com municípios, realiza mutirão da limpeza
22/01/2009 - 00:15:15

O município de São Julião foi um dos benecifiados
A Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e algumas Prefeituras Municipais, está realizando ações de combate a dengue, e demais doenças decorrentes do período chuvoso. Pois, nesta época a incidência de vetores transmissores de moléstias aumenta consideravelmente.

Nos municípios que aderiram a iniciativa, são feitos mutirões de limpeza por toda a cidade, com a participação ativa da população local. Paralelo aos mutirões, há um trabalho de conscientização dos habitantes, feito por um grupo de pessoas do próprio mutirão, que saem de casa em casa, munidos de informações, para mostrar os benefícios de ter-se uma cidade limpa.

Oeiras, São João do Piauí e São Julião são alguns dos municípios por onde o mutirão já passou. Em São João do Piauí além da limpeza, estão sendo feitas reformas em alguns pontos da cidade, que se prepara para receber visitantes para o I Festival da Uva.

Em São Julião, a varredura aconteceu no último domingo (18), com a criação do dia “D” da limpeza. Parte do grupo, composto por 100 pessoas, saiu pelas ruas da cidade fazendo um trabalho de roço das vias, coleta de lixo e ainda limpeza do cais. Foram feitas também, visitas as residências a fim de divulgar as medidas necessárias para a prevenção e combate à doenças, e principalmente a dengue, que tem aumento considerável nesta época, devido o acumulo de água parada.

O mutirão contou com a participação da população, de representantes da Emgerpi e  das secretarias municipais, além do Prefeito de São Julião, José Neci, e de vereadores.

Os próximos municípios a receber o mutirão da limpeza são, Esperantina e São Raimundo Nonato, onde as ações começarão dia 26 de Janeiro. A cidade sediará o Congresso Internacional de Arqueologia, que acontecerá na Serra da Capivara, entre os meses de Junho e Julho.