Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->
O Grupo Emgerpi de Teatro (GEMTE) apresentou nesta segunda-feira (26) no Teatro João Paulo II, no Dirceu, o espetáculo A META onde são expostos exemplos metáforicos, para esclarecer questões próprias da Administração. A peça é baseada n livro de mesmo nome do escritor Eliyahu M. Goldratt. Devido a complexidade própria dos textos científicos, no qual é baseada a peça, o grupo abriu espaço para ouvir opiniões para possíveis mudanças no enredo da trama, de modo que qualquer pessoa possa compreender a mensagem do espetáculo.
Francisco José, pai de Diego Germano que faz o papel de Alex na peça, falou sobre a segunda apresentação do espetáculo: “Assisti a primeira versão da peça, e posso afirmar que, agora com o exemplo da garrafa ficou mais claro para as pessoas que não são do meio assimilarem esse termos técnicos”. Ele se refere a um trecho da peça em que o cientista Jonah cita que Alex, deve saber qual o gargalo de sua empresa, ou seja, o que está gerando prejuízos à fábrica e consequentemente impedindo o crescimento da empresa.
Mariana Nery, psicóloga da Emgerpi compartilha do mesmo pensamento de Francisco José. Para ela, o uso metafórico do gargalo, facilitou o entendimento dessa parte teórica da peça. No entanto, Lucile Moura, presidente da Emgerpi acredita que ainda são necessárias modificações no texto, para torná-la ainda mais compreensível.
O GEMTE já recebeu convites de Faculdades e de uma empresa para apresentar o espetáculo em Teresina, mas o projeto é emplacá-lo no circuito cultural do Piauí, e até mesmo de outros estados. “O grupo de teatro é da empresa, mas a peça é para todos”, pontua Arimatan Martins, diretor do Gemte..
Maneco Nascimento, ator de teatro que esteve no João Paulo II prestigiando o grupo, analisa como profissional da área, que os atores ainda são inexperientes, mas ao longo da temporada de A META adquirirão o domínio da interpretação, e isto é o que lhes dará os subsídios necessários para obterem o que almejam:que a linguagem torne-se acessível à todos.
A peça foi encenada para empregados da Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) e convidados do elenco.O Grupo Emgerpi de Teatro aguarda a sua próxima apresentação, que acontecerá no mês de março.