Por Regina Oliveira
O Coral da Penitenciária Feminina de Teresina abriu a solenidade de premiação do II Concurso Estadual Novas Práticas na Gestão Pública.
A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (EMGERPI) participou do concurso e concorreu com 2 projetos: ‘Gestão de Resultados’ e ‘Avaliar para melhorar’ com experiências desenvolvidas dentro da empresa. Ambos têm o foco na valorização das pessoas que trabalham na organização, de maneira que esse fortalecimento reflita-se em resultados.
Regina Sousa, secretária de Administração falou sobre a importância do concurso. ”É preciso inovar para mostrar que somos capazes. Nada que foi mostrando aqui foi pedido. As pessoas criaram, desenvolveram e mostraram que têm potencial”
Deuselita Araújo, diretora da Diretoria de Gestão de Pessoas da Emgerpi e responsável pelos projetos inscritos, acredita que no próximo ano os projetos estarão mais amadurecidos, portanto terão mais resultados à mostrar. e consequentemente mais chances de vencer. E enfatiza que "acima do lado competitivo, o concurso têm de ser visto como incentivo para modelos inovadores na gestão pública, que é a finalidade de fato dessa premiação."
O Governador Welligton Dias presidiu a solenidade. Na oportunidade pediu que na próxima edição do concurso mais órgãos inscrevam–se. Segundo ele, “Há praticas boas em todas as áreas, o que não houve foram as inscrições desses projetos neste concurso.”
Nesta segunda edição do concurso foram inscritas 22 experiências, das quais dez foram selecionadas pelo comitê julgador para concorrer aos troféus.As experiências escolhidas foram os projetos apresentados pela Secretaria de Justiça, Agespisa, CCOM(Coordenadoria de comunicação do Estado), Secretária de Saúde e 1 de uma escola municipal .
A professora Maria do Rosário de Fátima e Silva, da Universidade Federal do Piauí e representante do comitê de avaliação, explicou que foram levados em consideração para a seleção dos trabalhos, critérios como a capacidade de estimular a participação dos servidores, articulação com a sociedade, uso eficiente dos recursos, utilização da transparência e controle social e adaptação com o contexto social, político, econômico e cultural piauiense.
A Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), com o projeto fortalecimento da identidade dos colaboradores com a CCom, foi a vencedora ficando a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) com o segundo lugar e a Agespisa em terceiro.