Por Anne Rios
Nesta manhã de quinta-feira (05), alguns integrantes do Grupo Emgerpi de Teatro- GEMTE, com intuito de melhorar o ambiente de trabalho por meio da arte; interagiu com os empregados da Gerência de Processos Estruturantes (GPE). Esse trabalho faz parte do novo projeto (Teatro na Empresa), desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí).
Dentro do Livro ‘Doidas e Santas, da autora Martha Medeiros, há o conto ‘Casa de Vó’, no qual foi o texto escolhido para ser trabalhado com o grupo de empregados da Emgerpi. De acordo com o coordenador do Grupo Emgerpi de Teatro, Arimatan Martins, esse texto foi selecionado, pelo o fato de ser “um espaço lúdico, onde, a gente aprende os primeiros passos para tornamos pessoas mais tolerantes”, enfatiza o coordenador do GEMTE.
Depois de lido o texto de uma forma teatral, pelo os integrantes do GEMTE; foi à vez dos empregados falarem das suas histórias na casa de avó. Depoimentos como: “foi a minha Disneylândia, na casa da minha avó, lá eu podia fazer tudo que eu quisesse”, declara a Chefe da Coordenadoria de Controle e Avaliação de Processos, Marileide da Silva.
Para arquiteta da Emgerpi, Sandra Acoverde, a integração do GEMTE na empresa, foi muito interessante: “Adorei o texto, voltei na minha infância com ele. Esse trabalho vai desenvolver a nossa sensibilidade e criatividade”, fala a empregada da Emgerpi.
“Fiquei um pouco nervoso, com medo da recepção dos empregados, deles terem alguma resistência a essa atividade. Mas eu tive uma surpresa com a atenção com eles tiveram com a gente; eles deram seus depoimentos e até se emocionaram”, diz Diego Germano, integrante do GEMTE.