Usina da Meruoca gera emprego em José de Freitas
06/02/2009 - 00:09:35

Usina da Meruoca

Por Regina Oliveira

A Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) reformou o ampliou a Usina da Meruoca que estava fechada há 10 anos. A usina localizada na comunidade Luanda, no município de José de Freitas, foi herdada pela Emgerpi como patrimônio da extinta COMDEPI (Companhia de Desenvolvimento do Piauí).

A jazida da Meruoca tem capacidade para produzir 60 toneladas de calcário por dia, e mesmo sendo vendido a um preço abaixo do valor de mercado, essa produção renderá diariamente sete mil reais.

Durante a solenidade, o Governador Wellington Dias falou sobre o caráter social da obra. “Mais do que fazer vender o calcário, tínhamos o objetivo de gerar empregos para as pessoas daqui, que o direcionamento que damos a todas as ações deste governo”.

A reabertura da usina trará de volta expectativas de uma vida melhor para os habitantes locais, como disse Cipriano da Silva, um dos fundadores de Luanda. “Mudamos de vida, daqui pra frente é vida nova.” Sr. Cipriano fala sem saudades do tempo em que a usina passou desativada. “Eu e boa parte das pessoas daqui e de outras localidades que trabalhavam aqui, ficamos desempregados depois que a usina fechou. Agente passou a viver do corte da cana, mas é um serviço muito pesado e o período de corte dura só alguns meses, depois ficava todo mundo desempregado de novo. Era o jeito ir pra roça. ”

Moradora a 21 anos da comunidade de Luanda, Dona Sebastiana da Silva, mulher de Sr.Cipriano, confessa que às vezes nem acredita no que está acontecendo. “Tem horas que eu paro e fico me perguntando: Será que essa casa é minha mesmo? É que antes ela era de palha, aí de repente construíram casas de tijolo pra nós”. Dona Sebastiana conta que a usina gerou emprego para quatro pessoas de sua família, dois filhos - um é vigilante e outra está no restaurante - um genro e por fim seu marido. Todos eles, bem como os demais funcionários da Meruoca passaram por um processo de seleção, realizado através de inscrições.

Foi usado como critério de seleção segundo Maria do Livramento, fatores como o grau de leitura do inscrito. Maria do Livramento trabalha no Restaurante construído pela Emgerpi para atender os funcionários da usina. Mas, mora em Jenipapeira, outra comunidade próxima a Meruoca. Livramento diz que o processo de seleção foi aberto porque havia muitas pessoas para trabalhar na usina. Porém não haveria vagas para todos. “Arrumar emprego já é difícil, e perto de casa assim, nem se fala.” Diz ela, para explicar a grande procura para as inscrições.

O governador e a 1ª Dama do estado, Wellington e Rejane Dias, o vice-governador Wilson Martins, a diretora-presidente da Emgerpi, Lucile Moura, os deputados estaduais Flora Izabel, João de Deus e Lilian Martins, o secretário da Fazenda Antônio Neto e o prefeito de José de Freitas, Robert Freitas, foram algumas das autoridades que compareceram a reabertura da usina de calcário da Meruoca.

Wellignton Dias encerrou a solenidade dizendo que “Transformar uma pedra numa riqueza”só está sendo possível, porque o estado está fazendo o que o setor privado não faz: investir em localidades pequenas.