São Raimundo Nonato se prepara para Seminário Internacional
09/02/2009 - 00:15:56

Reunião em São Raimundo Nonato

Por Regina Oliveira

A presidente da Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) Lucile Moura, esteve reunida com gestores da cidade de São Raimundo Nonato e municípios vizinhos , na última quinta-feira(5), em São Raimundo Nonato, para discutir a participação da Emgerpi na preparação do município para o Seminário Internacional de Arqueologia, em junho.

Lucile Moura esclareceu que a Emgerpi, em parceria com a Prefeitura Municipal, fará a urbanização de São Raimundo, que inclui desde a pintura  de pontos da cidade até a iluminação de praças e passeios públicos . Ela explicou ainda que a Emgerpi tem convênio com as Secretarias de Saúde e de Turismo na execução das obras.

Para o Seminário foi disponibilizado pela Secretaria de Turismo, um grupo de policiais bilíngües, devido o Seminário ser de porte Internacional. Já a SEINFRA (Secretaria da Infra-estrutura) ficará responsável pelo recapeamento das estradas e por colocar uma equipe para fazer o tratamento do lixo durante o período do evento. Essa equipe permanecerá ainda alguns dias após o termino da programação para coletar o lixo produzido e acompanhar como permanecerá a limpeza da cidade.

Os operadores Oficiais de Turismo do Congresso chegarão a cidade dia 04 de Março, onde farão vistorias nos hotéis e demais estabelecimentos  de São Raimundo Nonato, para avaliar as condições físicas da cidade. Os hotéis deverão passar por reformas e devem se adequar às exigências estabelecidas pelos operadores.

O hotel ‘Serra da Capivara’, pertencente a rede Rimo de Hotéis é patrimônio da extinta Empresa de Turismo do Piauí e passou agora para a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí que fará obras de intervenção na sua infra-estrura para adequá-lo ao padrão internacional. Pra isso o hotel será ampliado para 15 ou 20 quartos, e modernizado. Atualmente ele dispõe apenas de 10 quartos.

Além de residências e hotéis, o Prédio da Diocese de Coronel José Dias, bem como a Pousada Lelinea, ambos da cidade vizinha a São Raimundo, receberão turistas durante este evento. Padre Vespasiano de Carvalho diz que o prédio da Diocese sempre é alugado para alojar pessoas que vêem a cidade pra eventos ou excursões escolares, porém nenhum desse porte. “Que esse seminário traga muitas pessoas e que elas divulguem as belezas da nossa cidade para o mundo”.

Ao SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) caberá fazer um trabalho de treinamento dos taxistas, nos bares e restaurantes da cidade, visando capacitá-los para lidar  com os turistas que vierem para o evento.O Sebrae fará também o credenciamento de residências da cidade, das quais serão selecionadas as que estiverem de acordo com as exigências estabelecidas pelos operadores de turismo, para alojar os turistas, haja vista que, São Raimundo não dispõe de uma quantidade suficiente de hotéis para atender a demanda de pessoas esperadas para este evento.

O vice prefeito de São Raimundo Nonato, Luís Alberto Costa Macedo aproveitou a ocasião para pedir que a Emgerpi faça uma reforma no Mirante da cidade, de onde é possível ter uma vista completa da cidade. Segundo ele, o Mirante é um dos pontos turisticos mais belos da cidade, e que  há anos atrás era ponto de encontro dos São Raimundenses. Luís Alberto disse que a participação da Emgerpi nos trabalhos de preparação da cidade está sendo fundamental. "Tenho certeza de que agora, com essa parceria tudo o que foi planejado aqui dará certo"