Por Regina Oliveira
Doze câmeras de vigilância foram instaladas pela Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) no Estádio Albertão. Há câmeras desde o hall de acesso, até o lado externo das cabines de transmissão.
De acordo com Anchieta carvalho, proprietário da empresa que instalou as máquinas "As doze câmeras foram instaladas em pontos estratégicos, para fazer o monitoramento das dezenove cabines de transmissão do estádio, pois é onde vão ficar os equipamentos eletrônicos" disse. Anchita disse ainda que não há como alguém tentar invadir as cabines sem que seja visto pelas câmeras.
O monitoramento das câmeras será feito por computador, da mesma cabine onde serão computadas as informações repassadas para o placar eletrônico. Além das doze câmeras de vigilância, a Emgerpi está instalando dezenove computadores, um por cabine, para atender a imprensa. A conexão com a internet será feita via wireless – rede sem fio.
O link disponibilizado pelas operadoras Telemar e Embratel, tem capacidade para conectar até 300 computadores, no entanto para o jogo do dia 18 será aberto sinal apenas para 100 PC’s, pois nesta ocasião ainda não haverá demanda suficiente para que se libere a capacidade total da wireless, afirmou Guido Teixeira, consultor de informática da Emgerpi. Também foi colocado um revestimento acústico nas cinco cabines destinadas aos radialistas.
A Emgerpi contratou um buffet para servir a imprensa e os convidados que forem cobrir e assistir o evento respectivamente. Na ocasião serão servidos canapés, frutas e iguarias tipicamente piauienses.