São Raimundo Nonato recebe mutirão de limpeza

São Raimundo Nonato
st1:*{behavior:url(#ieooui) }

Por Daiton Meireles

Considerada por muitos como um grande centro cultural, São Raimundo Nonato, recebeu ontem, 16, a campanha “Nossa cidade Unida Contra a Dengue”, uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde, EMGERPI e Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato e que reuniu mais de 300 pessoas na Câmara Municipal.

Uma grande infra estrutura foi montada para que fosse possível a realização do mutirão de combate a dengue. Ao todo foram cerca de 180 pessoas entre técnicos, agentes de endemias e trabalhadores braçais, além de dez carros de limpeza, oito mil sacos de lixo e um trator.

Para o Secretario de Saúde, Assis Carvalho, este encontro com a participação popular é muito rico, porque a dengue é uma doença que vem preocupando o mundo e enquanto não se conseguir a vacina contra ela, todo cuidado é pouco. “A dengue é uma doença que ataca ricos e pobres. Em 2008 fizemos a “ocupação” de 65 cidades e recebemos uma menção do Ministério da Saúde como o estado que mais reduziu os índices de dengue no país. Mesmo assim, não podemos dizer que estamos livres dela, nós sempre devemos estar atentos, temos que limpar nossas ruas, quintais, recolher o lixo, temos que fazer disso um hábito diário, assim como tomar banho, escovar os dentes, enfim fazendo esse mutirão nós também podemos nos livrar de muitas doenças, a exemplo do calazar”, afirmou o secretário.

O prefeito de São Raimundo Nonato, Padre Herculano Negreiros, destacou o potencial turístico da cidade. “São Raimundo Nonato é uma cidade com potencial turístico imenso, se nós não tivermos uma cidade limpa e que tenha qualidade em saúde, os turistas não terão atrativos para conhecer nossa cidade. Essa parceira é bem-vinda, nós vamos limpar São Raimundo Nonato e combater o mosquito causador da dengue”, disse.

Para a presidente da EMGERPI, Lucile Moura, essa campanha precisa tomar conta do Estado. “Não podemos baixar a guarda, temos que combater o mosquito da dengue. Agora que temos a parceria com o poder público municipal, será bem mais fácil fazer esse mutirão em São Raimundo Nonato. No ano passado, fizemos um investimento muito grande, porém os resultados não foram tão satisfatórios. Esperamos agora nos unir para combater a dengue da forma correta”, concluiu Lucile.