Por Thaís Araújo
A principal praça esportiva do Piauí será palco de mais uma grande atração na noite dessa quarta-feira (18): o jogo entre o Flamengo do Piauí e Vasco da Gama (RJ). Além da disputa, o futebol piauiense também comemora a reabertura do estádio, que em seus 35 anos de vida, nunca havia passado por uma reforma em sua estrutura.
O Albertão volta à ativa de uma forma mais moderna e obedecendo aos requisitos do Estatuto do Torcedor. A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) foi uma das responsáveis pela obra. Reformou vestiários, banheiros , bilheteria e cabines de transmissão.
Equipamentos modernos foram instalados nas cabines de transmissão. As 19 cabines receberam splits, revestimento acústico, cadeiras, computadores e pontos de Internet. “A segurança do estádio e seu patrimônio agora também são de responsabilidade da Emgerpi, que contratou uma empresa especializada para fazer a guarda armada”, ressalta a presidente da Emgerpi, Lucile Moura.
A Emgerpi também instalou 12 câmeras de segurança, que vão monitorar através de computador, a entrada do estádio, a arquibancada e a passarela que dá acesso a todas as cabines de transmissão.
“As reformas que foram feitas neste estádio anteriormente, se resumiam a pintar as paredes com cal; outro fator positivo foi a segurança, já que estamos sentido que os equipamentos instalados aqui vão permanecer”, destaca o jornalista Herbert Henrique, que atua na crônica esportiva piauiense há 22 anos.
O Estádio Albertão ainda não está com sua reforma concluída, o que só deve acontecer em julho deste ano.