Por Redação CCOM
O dia 17 de fevereiro foi marcado por realizações de sonhos e concretizações de lutas no município piauiense de Dom Expedito Lopes, localizado a 281 Km da capital Teresina. O município que é conhecido pela produção e beneficiamento de frutas como caju e pela exportação de castanha para outros Estados e até países, recebeu da Secretaria Estadual da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo do Piauí (Egepi) e da Empresa de Gestão de Recursos do Estado (Emgerpi), a doação de um parque escolar para as crianças da Unidade Escolar João Barbosa.
Enfrentando batalhas constantes para o desenvolvimento local da região e buscando melhorias no nível educacional das crianças, a diretora da escola, Rosa Gardênia Barbosa, faz parte do grupo de pessoas que procuram mudanças e estimulam o desenvolvimento por meio do trabalho. Pensando no progresso educacional das crianças do município, a diretora desenvolve na escola práticas ambientais de estímulo ao uso consciente dos recursos naturais, destino apropriado para o lixo e a plantação de árvores frutíferas na escola.
No pomar da escola, existem bananeiras, laranjeiras e mais uma infinidades de frutas que são utilizadas para o lanche dos alunos, além de desenvolver a educação ambiental nas crianças da localidade. Com o objetivo de difundir essas atitudes para outras escolas e instituições a diretora inscreveu o projeto Aprendendo a produzir para combater a fome e proteger a natureza, no II Concurso Estadual Novas práticas na Administração Pública, realizado pela Egepi.
Frutos colhidos para a educação
Como resultado o projeto recebeu menção honrosa pelo trabalho desenvolvido na Unidade Escolar João Barbosa. A entrega foi feita pela secretária da Administração, Regina Sousa, no Palácio de Karnak. Os desejos de desenvolvimento e progresso educacional para o município têm sonhos amplos, sendo desejo da professora a implantação de um parque escolar para as crianças aumentarem o seu nível de sociabilização e educação.
Por meio da divulgação do seu trabalho no concurso, foi conhecido o seu sonho educacional e na manhã do dia 17, para fazer a entrega do parque escolar, foram a Dom Expedito Lopes a superintendente da Egepi, Janaína Mapurunga e a representante da presidente da Emgerpi, Lucile Moura; a diretora da Unidade de Gestão de Pessoas da Emgerpi, Deuselita Araújo.
Sorrisos, sonhos e euforias puderam ser vistos e contemplados nos rostos das crianças, que exteriorizavam emoções de alegrias e encantamentos, por meio de um simples balançar, uma rodada ou um escorregar nos brinquedos coloridos do parque, que a cada gesto de brincadeira e diversão simbolizava uma nota azul na educação do Estado e na atitude de desenvolvimento de mudanças.
Parque: animação da
criançada
A superintendente da Escola de Governo, Janaína Mapurunga, que participou da entrega do parque ressalta a importância de simples gestos que resultam em grandes ações para muitas pessoas e que viram exemplos que devem ser multiplicados. “Nós observamos que em Dom Expedito existe uma grande integração da comunidade e a valorização do parque como um amplo benefício, é muito importante sair de Teresina e descobrir uma experiência que vem mudando a vida das crianças e da própria comunidade” explica a superintendente da Egepi.
A diretora e autora do projeto, Rosa Gardênia Barbosa, relatou como foi receber o seu objeto de intensas lutas e ideais, que irão beneficiar as crianças do município de Dom Expedito Lopes. “Estamos muito alegres, porque eu sei que vai servir para muitas crianças que passarão por aqui e por muitos anos. Foi um momento especial receber a equipe do governo estadual aqui no nosso município”, fala a diretora da escola.
Para a realização final de seu projeto Rosa Gardênia, deseja ainda uma maior arborização da parte externa da escola e a pavimentação da rua que dá acesso à mesma.
Por Thalita Mendes