Por Thaís Araújo
Após o carnaval, as 16 pessoas aprovadas pela seleção interna de líderes, feita pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), já terão que arregaçar as mangas e iniciar os trabalhos. Na manhã de hoje (20) eles estiveram reunidos com a presidente da empresa, Lucile Moura, que falou sobre a importância da atividade que será desempenhada pela equipe, no que diz respeito ao desenvolvimento do Estado.
Lucile Moura parabenizou os aprovados na seleção e esclareceu que eles vão compor comissões de trabalho que acompanharão os procedimentos para que as seguintes empresas, que já foram extintas, tenham suas contas liquidadas: Piemtur, Codipi, Cidapi, Etelpi e Secretaria do Trabalho. Para isso, as comissões deverão identificar e documentar o patrimônio dessas empresas, revitalizando-o, caso haja esta necessidade.
“Esse trabalho vai fortalecer junto à população uma política de atenção aos bens patrimoniais públicos”, comentou Élida Carvalho, uma das aprovadas na seleção. Ela passou a fazer parte do quadro de funcionários efetivos da Emgerpi em 2008, quando a empresa Piemtur (extinta em 2004, para dar espaço à autarquia que manteve o mesmo nome fantasia) foi absolvida pela Emgerpi.
Ao ressaltar a característica inovadora deste tipo de seleção, a telefonista Regina Leite, que está a mais de 20 anos no serviço público estadual, se diz ansiosa pelo início dos trabalhos: “Esse é um grande desafio e mexeu com minha auto-estima, já que nunca havia conseguido uma oportunidade de ampliar meus horizontes profissionais”. Regina Leite atua no prédio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).
Durante a reunião, Lucile Moura ainda apresentou os líderes de duas das comissões e anunciou que os outros serão designados no decorrer dos trabalhos. Os empregados selecionados deverão adequar sua atual rotina de trabalho às novas atividades. “Essa seleção é um incentivo para que vocês demonstrem suas potencialidades individuais”, frisou a presidente da Emgerpi.
A primeira seleção interna da Emgerpi é parte do Projeto Participe e Cresça, que possibilitou a todos os empregados da Emgerpi, inclusive estagiários, concorrer a cargos de confiança dentro da empresa.