Aconteceu na última quarta feira, 15, no auditório da Diretoria de Gestão de Pessoas mais um encontro do Programa de Desenvolvimento de Lideranças. Para fomentar o debate em torno da temática abordada, os participantes fizeram a leitura de A Arte da Guerra.
Embora o livro seja um tratado militar, seus ensinamentos não se restringe a essa área, pois o texto trata sobretudo de aspectos ligados ao sucesso profissional.
Na ocasião vídeos, leituras e testes foram usados como metodologia do Programa. A diretora de gestão de pessoas, Deuselita Araújo, deu início ao debate levantando questionamentos sobre as lições repassadas no texto.
Para a Diretora contábil-fiscal da Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) Lucrecina Pereira, o planejamento de estratégias e as readequações as quais estão sujeitas quaisquer empresas, foram os pontos relevantes. “Lembro que quando a Emgerpi foi criada, tínhamos feito um planejamento muito diferente do que é hoje a empresa. O próprio espaço físico no qual está instalado a empresa teve que ser readaptado”, ressaltou.
Conforme o tema abordado, os demais diretores e gerentes também fizeram suas observações, sempre as relativando com a gestão aplicada na empresa. Nesse sentido, Venceslau de Sousa, coordenador na casa do mutuário, destaca as habilidades da presidente da Emgerpi, Lucile Moura. “A medida que a professora [Lucile] se depara com um determinado corpo funcional, ela tem a capacidade de direcioná-lo de forma sensata a um caminho que conduz ao sucesso da empresa. É rapidez na ação, para otimizar resultados”, declarou.
Finalizando o encontro foram aplicados dois teste de auto reflexão, Exercício Objetivo Pessoal e Questionário sobre a Estratégia de vida do Participante.
No próximo encontro do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Execução, de autoria de Ramcharam, será o livro abordado.
Por Regina Oliveira