Teresina sedia Encontro Regional de Estudantes de Administração
19/04/2009 - 00:13:11

Stand de divulgação da Emgerpi

Até a próxima terça-feira (21) os estudantes de Administração de todo o Nordeste Brasileiro voltarão suas atenções para Teresina. Tudo por conta do Encontro Regional dos Estudantes de Administração (Eread) que, pela primeira vez, está sendo realizado em solo piauiense. A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) é uma das parceiras para a realização deste evento.

De acordo com a organização do Eread-Teresina, foram mais de 1500 estudantes inscritos. Além daqueles que compõem o Nordeste, o encontro ainda atraiu representantes de outras regiões, a exemplo dos estados de São Paulo, Acre e Pará, que também mandaram delegações.

“Teresina tem se mostrado uma cidade calorosa e de povo acolhedor; a programação deste Eread está magnífica e tenho certeza que ele se destacará como um dos melhores”, comentou o estudante baiano Basílon Azevedo, que está a 15 dias na cidade e já é tradicionalmente conhecido por ser o mestre de cerimônias dos encontros.

Escolhido para sediar todas as palestras do evento, o auditório do Atlantic City recebeu uma movimentação diferente na noite deste sábado (18). Eram os congressistas do Eread, que chegavam em caravanas para fazer o credenciamento e participar da abertura oficial.

O presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-PI), Carlos Henrique Mendes, esteve presente na solenidade e ressaltou a importância do evento: “O curso de Administração atualmente é o que possui o maior número de estudantes no Brasil. Esses encontros são importantes para aqueles que buscam informação e conhecimento”.

Após a solenidade de abertura, o administrador piauiense Luiz Marinho fez as honras da casa, proferindo palestra com a temática “Comunicação: Irrigando órgãos, alimentando o sistema organizacional”. Utilizando, como metáfora, a circulação sanguínea, o consultor ressaltou a importância do fluxo comunicacional dentro de uma organização.

“É fundamental a realização desses eventos para a formação profissional dos estudantes. Há a possibilidade de discussão e troca de experiência com o administrador, além de ser uma possibilidade de aplicação de conceitos”, destacou o primeiro palestrante do Eread-Teresina.

Eread também é sinônimo de geração de renda para Teresina

Luciana Rodrigues é artesã há 26 anos. Utilizando a arte manual, ela dá um acabamento diferenciado a calçados, bolsas, cintos e toalhas. As feiras são os principais pontos de venda de seus produtos e, durante esses quatro dias, sua loja será no Eread. “A expectativa é a melhor possível”, define Luciana, destacando a importância desse espaço para a divulgação do seu produto.

*A artesã Luciana e seu produtos

De acordo com a organização do evento, são mais de 600 empregos diretos e indiretos gerados pelo Eread. “Segurança, alimentação, turismo, confecção de bolsas e camisas. Fizemos questão que tudo fosse feito aqui, para incrementar a renda de nossa cidade”, exemplificou Wendell Carlos, vice-presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Administração (Fenead), secção Piauí.

Atividades seguem até terça-feira (21)

Palestras, Wokshops, jogos empresarias, visitas técnicas e grupos de discussão, além das apresentações de cases e trabalhos científicos. Esse é um resumo do que foi preparado pela Fenead-Pi para os quatro dias de encontro. “A comissão organizadora está de parabéns, por demonstrar inovação na organização deste evento, mesmo sendo a primeira vez que ela se propõe a fazer isso. Quem já passou por essa experiência, sabe da sua complexidade”, comenta o estudante paraibano Alisson Rapouso, que participou da organização do Eread 2008, realizada em Campina Grande-PB.

O Eread-Teresina segue com suas atividades até a terça-feira (21). Mais informações no site www.ereadteresina.com.br .

Por Thaís Araújo