Universidade Aberta: uma revolução no ensino superior
24/04/2009 - 00:11:44

Universidade Aberta- Elesbão Veloso

Por Anne Rios

Universidade Aberta do Brasil (UAB) é o nome do projeto criado em 2005, pelo Ministério da Educação (MEC), que objetiva oferecer iguais oportunidades de acesso ao ensino superior. O Governo do Estado do Piauí, através da Secretária de Educação (SEDUC) e Superintendência de Ensino Superior pretende implantar mais de 50 pólos da UAB.

O sistema da UAB funciona da seguinte forma: Uma ou mais instituições públicas de ensino superior oferecem cursos superiores na modalidade de educação à distância nos pólos municipais de apoio presencial. Por exemplo, um município brasileiro não tem oferta de cursos superiores presenciais em sua região, no entanto, a prefeitura desse município constrói um pólo de apoio presencial, o qual servirá de local de atendimento de estudantes.

O Governo do Piauí está investindo nesta educação à distância, empregando recursos humanos e financeiros para a implantação da Universidade Aberta do Brasil. A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) é responsável pela adequação do espaço físico da Universidade Aberta.

O engenheiro da Emgerpi, Evandro Café, é o responsável pelo acompanhamento da construção dos espaços físico da Universidade Aberta, nos municípios de Jaicós, Avelino Lopes e Pio IX. “Estão sendo construídos laboratórios de informática, física e química e também toda a parte administrativa nesses municípios.” diz o engenheiro da Emgerpi.

Ao longo desse ano serão abertas mais de 2.500 vagas na Universidade Aberta. O programa tem ainda o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).  Os municípios que serão contemplados com esse projeto são: Avelino Lopes, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Jaicós, Monsenhor Gil, Marcos Parente, Luzilândia, Oeiras, Picos, Piripiri, Pio IX, Redenção do Gurguéia, União e Valença.

Atualmente, a Universidade Aberta tem pólos implantados desde 2007 em Alegrete do Piauí, Água Branca, Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Elesbão Veloso, Esperantina, Floriano, Gilbués, Inhuma, Piracuruca, São João do Piauí, Simplício Mendes, Simões e Uruçuí.

A estudante de pedagogia da Universidade Aberta, de Elesbão Veloso, Querciane Barreto fala da importância desse projeto: “Foi uma ótima oportunidade para gente que assim como eu, não tem condições de fazer uma faculdade. Ainda mais com esta qualidade de ensino da UAB”.