Por Anne Rios
Desde que passou por reformas em sua infraestrutura, o Balneário do Jenipapo, localizado em São João do Piauí, a 493 Km de Teresina, ao sul do estado, tem atraído centenas de pessoas da cidade e de municípios vizinhos.
Principalmente nos fins de semana, pessoas de todas as idades vêm ao balneário em busca de lazer no banho, em águas frias do rio Piauí ou em passeios de barcos ao sol, acompanhados de vários tipos de peixes frescos, pescados na hora.
Para se ter uma idéia da importância das obras realizadas pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) para o desenvolvimento do potencial turístico do estado, vale dizer que o Balneário do Jenipapo é uma das principais atrações turísticas de São João do Piauí e, por isso, precisava oferecer melhores condições para receber as pessoas. “Reformamos e ampliamos os bares e restaurantes, fizemos uma brinquedoteca, playground, quadra de vôlei, além do estacionamento e paisagismo no local”, explica a arquiteta da Emgerpi, Sandra Arcoverde.
Com a reforma, a frequência dos turistas ao Balneário do Jenipapo aumentou bastante, o que incrementou a economia local, impulsionada pelos serviços gerados pelo fluxo de turistas, como confirma a moradora de São João do Piauí, Ivone Ribeiro, para quem “as obras foram fundamentais para a cidade, porque, além de ser uma área de turismo é um local de sobrevivência de muitos pescadores. Tudo ficou muito bonito e vale a pena conferir a beleza do balneário”, entusiasma-se.