Desde o mês de abril entrou em vigor o sistema de co-participação para o pagamento do plano de saúde usado pelos empregados da Emgerpi(Empresa de Gestão de Recursos do Piauí). Como acordado anteriormente, os empregados arcarão com 50% das despesas médicas e a empresa se responsabilizará pelos outros 50% restantes.
Em reunião ocorrida em Novembro de 2007 entre a Diretora Presidente e o Conselho de Administração da Emgerpi a respeito do plano de saúde para todos os empregados das empresas incorporadas, ficou acordado que, provisoriamente, a Emgerpi extenderia por um período de um ano as mesmas regras observadas no plano de saúde da extinta Prodepi(Empresa de Processamento de Dados do Piauí). Cujo desconto era de 2% sobre o salário do empregado.
Este período findou, portanto, em novembro de 2008. E os termos do contrato foram modificados. Desta forma além do sistema de co-participação nas despesas médicas, serão descontados os valores retroativos, a contar de novembro de 2008 até março deste ano. Os valores retroativos foram amortizados e serão divididos em 10 parcelas.
Esta decisão foi discutida entre líderes sindicais, representantes da empresa contratada para fornecer o auxílio médico e empregados em geral durante reunião ocorrida dia 27 de abril, afim de esclarecer possíveis dúvidas acerca da legalidade desta medida.
Vale lembrar que, porventura o empregado que não mais tiver interesse em permanecer como aderente ao plano de assistência médica pode a qualquer momento solicitar seu desligamento.
Por Regina Oliveira