Escavadeiras e outros máquinas vindas de Teresina começaram a trabalhar na tarde deste sábado,dia 8, na Barragem Algodões, localizadas a cerca de 20 km da cidade de Cocal da Estação.
As escavadeiras estão retirando material argiloso dos morros e levando até o paredão da barragem. O objetivo é utilizar esse material para construir um aterro de contensão (foto) para evitar que a água chegue a um limite não favorável, ou seja, próximo às infiltrações do paredão.Além disso, está sendo colocado cimento nestas aberturas.
“Por enquanto, essas são as medidas que estão sendo colocadas em prática. O rebaixamento do sangradouro será posterior, se necessário”, afirmou o coordenador das obras e engenheiro Carlos Rocha. Segundo ele, o aterro deverá “segurar a água de maneira controlada, já que o material é seguro”.
Com o aumento de 40cm do nível das águas da Barragem Algodões I, localizada a cerca de 20 km da cidade de Cocal da Estação, o reservatório atinge 94% de sua capacidade, podendo sangrar, pela preimeira vez, em até três dias, dependendo da intensidade de chuvas que caiam na região. "Sangrar é natural. O que não pode acontecer é a água infiltrar na parede", conta Carlos.
Em 24h, o nível da água no reservatório subiu apenas 40cm, significando um dado positivo, de acordo com Basílio Pereira, que também faz parte da equipe de engenheiros da Emgerpi. “No início da semana, entre os dias 4,5 e 6 de maio, o aumento variava entre 80% a 85%. Diminuiu pela metade e se continuarmos chuvas, como hoje, a tendência é diminuir ainda mais”, diz.
por Michele Sales