Por Anne Rios
Mais de 400 casas já foram concluídas e entregues na Vila Irmã Dulce, na zona sul de Teresina. Essas residências fazem parte do programa Semeando Moradia, que tem o objetivo de reduzir o déficit habitacional entre famílias de baixa renda.
Esse programa é desenvolvido no Estado por meio de parceria entre o Governo do Piauí e Caixa Econômica Federal (CEF). O Governo do Estado é responsável pela execução da obra e nessa sistemática de trabalho, é realizado um contrato com o Coordenador, este representa a comunidade e gerencia as construções das casas. Ao iniciar a obra, gera trabalho para população local. A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) é a responsável por fiscalizar as construções dessas unidades habitacionais.
As casas foram erguidas em regime de auto-construção, com participação das próprias famílias beneficiadas. “Estão faltando 49 casas, que já estão em fase de acabamento, em breve serão entregue aos beneficiários”, diz o engenheiro da Emgerpi, Ozemir Rodrigues.
Uma equipe da Emgerpi está diariamente na Vila Irmã Dulce. Esta equipe é formada por dois engenheiros, um assistente social e quatro estagiários. “A gente trabalha com o atendimento aos beneficiários. Qualquer problema as famílias beneficiadas nos comunica e a gente resolve. São casas de 68 metros, totalmente grátis”, fala Izone Mota, assistente social da Emgerpi.
“Achei maravilhoso esse programa do Governo. Agora eu tenho um lar decente e realmente meu, essa casa é um sonho que realizei.”, diz Maria Rosa, uma das beneficiadas do programa Semeando Moradia.