Governador visita áreas de risco e pede para famílias removidas terem cautela
14/05/2009 - 00:13:47

Lucile Moura acompanhou a visita

Com a diminuição das chuvas, o nível das águas da Barragem Algodões I baixou na madrugada desta quinta-feira (14). O Governador Wellington Dias sobrevoou a área e visitou as famílias ribeirinhas que foram removidas das áreas de risco. O trabalho da equipe de engenheiros da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) não para, objetivando executar medidas de reforço nos paredões da barragem, que foi construída há mais de 10 anos.

"Vamos trabalhar no sentido de sanar esse problema. O alerta continua e as famílias, que foram removidas daquela região por uma medida preventiva, só devem voltar quando tivermos a garantia de que não há mais riscos", declarou o governador. Durante a visita, ele esteve acompanhado de Luiz Hernandes, que foi o profissional responsável pelo projeto do sangradouro da barragem.

Além dos engenheiros da Emgerpi, as assistentes sociais também vêm trabalhando no local, em conjunto com as Prefeituras Municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Estima-se que 2.600 pessoas foram removidas de suas casas por estarem na área de risco, que é abaixo da represa, entre os municípios de Cocal da Estação e Buriti dos Lopes.

Governador sobrevoou a barragem

Colégios municipais e estaduais, além de igrejas, se transformaram em abrigos temporários e estão alojando cerca de 550 famílias. Outras 100 já foram removidas para as casas de amigos e parentes.

Mesmo a noite, a ação dos órgãos que atuam na remoção das famílias é intensa.  Desde ontem (13), por exemplo, as equipes trabalham na retirada das pessoas que moram na região da Baixa do Cocal, na Zona Urbana de Cocal da Estação. Até o meio-dia de hoje, apenas 10 famílias faltavam ser removidas. “Estamos em estado de alerta e priorizando a vida humana”, concluiu o Coronel Sidney, da Polícia Militar.