Após uma trégua, as chuvas voltaram a ocorrer na região de Cocal, porém não mais com a mesma intensidade. Assim, os trabalhos de reparo na estrutura da Barragem Algodões I seguem com agilidade.
O dique de proteção com material argiloso impermeável foi finalizado, dando maior segurança à construção, principalmente na área que compreende a parede de concreto próxima ao sangradouro, oferecendo mais sustentação. Os reparos acontecem ainda em direção a outra parede, que deslocou e também está recebendo inserções de pedras, areia e o mesmo material argiloso. Outra medida é a recuperação da estrada de acesso à barragem, que sofreu erosão devido às chuvas e a força das águas que transbordaram.
Na próxima quinta-feira, dia 21, o engenheiro Luíz Hernani, projetista da barragem, visitará o local novamente, devendo dar orientações quanto aos reparos.
Enquanto a situação permanece em estado de alerta, a população deve continuar nos abrigos organizados na cidade. Foram organizadas visitas dessas pessoas às suas casas, juntamente com policiais militares e bombeiros, com o objetivo de averiguar a situação dos imóveis, animais e pertences.