Com a finalização do dique de proteção feito com material argiloso impermeável, os trabalhos de reparo na Barragem Algodões I, localizado no município de Cocal prosseguem com a construção de um canal para uniformizar o escoamento das águas do reservatório, de forma que não aumente a erosão já existente e fragilize ainda mais o maciço, que é a sustentação da barragem.
A presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura, visitou o local na tarde desta terça-feira, 19. Durante a vistoria com os engenheiros, foi detectada uma infiltração da parte inferior do maciço (foto), que será analisada, assim como os reparos já efetivados no local, pelo projetista da barragem, o engenheiro Luíz Hernani. Ele visita a barragem na manhã desta quinta-feira,dia 21.
“Após estes encaminhamentos e uma parecer sobre esta infiltração é que poderemos agir a respeito da volta das famílias para suas casas”, ressaltou Lucile Moura, que também se reuniu com representantes da Polícia Militar,Corpo de Bombeiros,Prefeitura de Cocal e Assistentes Sociais.
Na foto, o engenheiro Luíz Hernani com o Governador, na primeira visita à barragem, realizada dia 14.