O Piauí declarou guerra ao mosquito da dengue. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está coordenando a Força-Tarefa que vai atuar em todo o Estado, principalmente, concentrando esforço nos 63 municípios onde há incidência da doença.
A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) está envolvida no combate ao mosquito da dengue e enviou nesta quinta-feira, 17, uma equipe a Esperantina para fazer a prospecção, verificar o tamanho da área que precisa ser trabalhada e o local para desova do lixo. "A Emgerpi fará o levantamento da área e no final da próxima semana inicia o trabalho de capina dos terrenos baldios e a retirada do lixo", diz a presidente da Emgerpi, Lucile Moura.
Ao todo, a Emgerpi vai formar 64 equipes que atuarão em Teresina e nos municípios de Barras, Batalha, Bertolínia, Bom Jesus, Boqueirão do Piauí, Campo Maior, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Coivaras, Corrente, Curral Novo do Piauí, Esperantina, Floriano, Francisco Macedo, Ipiranga do Piauí, José de Freitas, Landri Sales, Luís Correia, Marcolândia, Monte Alegre do Piauí, Morro do Chapéu, Oeiras, Patos do Piauí, Palmeirais, Parnaíba, Pedro II, Picos, Piripiri, São Francisco de Assis, São João do Arraial, São João do Piauí, São Pedro do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Valença do Piauí e Várzea Grande do Piauí.
Segundo Lucile Moura, este trabalho de limpeza nos municípios será coordenado por um funcionário da Emgerpi e em cada cidade serão contratadas pessoas que executarão o serviço de capina e limpeza.
O Governo do Estado está trabalhando em tempo hábil e o objetivo é reduzir a ação do mosquito da dengue, atacando o início do ciclo de vida do mosquito.
A Força-Tarefa tem a cooperação de várias secretarias, como a Secretaria de Educação, que vai trabalhar nas escolas, orientando os alunos sobre como evitar a dengue, eliminando o mosquito.
O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental e coordenador do Programa da Dengue no Piauí, Antonio Manuel Araújo, diz ser necessária a conscientização dos estudantes e de toda a sociedade sobre os perigos da dengue. "A dengue deve ser uma preocupação de todos os cidadãos", informa.
Segundo Antonio Manoel, a Secretaria de Saúde fará capacitação de todas as pessoas que vão trabalhar com as famílias nos 63 municípios. "Vamos preparar policiais militares e bombeiros para atuar na Força-Tarefa", diz, declarando que está envolvido ainda o Exército.
Orientações básicas para eliminar o mosquito e combater a dengue:
1- O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, deposita os ovos em recipientes com água que encontra dentro e/ou nos arredores das casas;
2- Em oito dias, o ciclo se completa e o ovo vira mosquito. Ele pode permanecer por 400 dias na natureza e completar um novo ciclo;
3- Eliminando as larvas que se criam em água acumulada, a pessoa ajuda a reduzir a população de mosquitos em sua comunidade;
4- Toda semana, a pessoa deve recolher qualquer objeto com água que tenha no quintal de sua casa ou em qualquer lugar pouco visível;
5- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Evitar jogar lixo em terrenos baldios;
6- Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
7- Não deixar água da chuva acumulada sobre a laje;
8- Manter bem tampados tonéis e caixas de água;
9- Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias;
10- Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
11- Lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
12- Se usar plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso com água e sabão pelo menos uma vez por semana;
13- Tratar adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvaziar completamente, não deixando poças de água. Se tiver cascatas ou espelhos de água, mantenha-os limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas;
14- Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os, sem água, em locais cobertos;
15- Verificar se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não os estiver usando, deixe-os fechados;
16- Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo;
17- Lavar com escova e sabão as vasilhas de água e de comida dos animais pelo menos uma vez por semana;
18- Retirar a água externa da bandeja da geladeira pelo menos uma vez por semana e lavar a bandeja com água e sabão;
19- Não deixar acumular água na parte de baixo das torneiras de bebedouros e filtros de água;
20- Não acumular material descartável desnecessário e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guardar sempre em local coberto e abrigados da chuva.