Emgerpi promoverá II Semana do Meio Ambiente
25/05/2009 - 00:16:11

Incentivar o interesse e aprofundar o conhecimento sobre questões ambientais. Esse é o objetivo da II Semana do Meio Ambiente realizada pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí(Emgerpi) a partir do dia 01 de Junho.

Este ano a Emgerpi promoverá um concurso de redação e desenho do qual poderão participar os filhos dos empregados da empresa. “O objetivo do concurso é estimular nas crianças, desde já, o debate sobre a degradação da meio ambiente, e também incentivar a cultura”, expõe Fernanda Maria, uma das organizadoras do evento.

A abertura da semana acontecerá na próxima segunda-feira(01/06) com exposições  de painéis com fotos sobre a degradação do Rio Parnaíba e Poty, e de painéis com as redações inscritas no concurso.

Os trabalhos da categoria desenho serão apresentados de forma itinerante, isto é, ao contrário dos outros dois painéis, estes, não permanecerão no mesmo local durante toda a semana. Eles percorrerão diariamente os prédios anexos da Emgerpi. Esta medida foi tomada para que os concorrentes desta categoria não sejam prejudicados na eleição, explica Fernanda Maria. “Se tirarmos fotocópias dos desenhos, detalhes serão perdidos”, pondera.

As redações e os desenhos recebidos serão organizados por faixa etária, de 5 a 10 e de 11 a14 anos de idade. Cada trabalho será identificado com uma numeração e a idade da criança ou adolescente. A escolha dos dois melhores trabalhos de redação e desenho será feita pelos próprios empregados, que devem depositar seus votos na urna que será colocada em cada um dos prédios da empresa

Esta atividade tem o apoio da Comissão Interna de Serviços Ambientais (CISA) da Emgerpi. O presidente da comissão, Constantino Feitosa, acredita que ações como essa são importantes para instigar as pessoas sobre os danos que elas próprias vem causando ao seu hábitat natural. “Um dos objetivos da comissão é sensibilizar os servidores da Emgerpi para adoção de tecnologias limpas que colaborem para uma consciência de responsabilidade sócio-ambiental mais crítica e atuante. O que jogamos fora dizendo ser lixo, pode ser reaproveitado e transformado em um novo produto”, frisa.

PROGRAMAÇÃO:

*Segunda(01/06)

Abertura da semana do meio ambiente; exposição na sede; Apresentação do Grupo Emgerpi de Teatro(Gemte)

*Terça-feira(02/06)

Exposição na GPE e IDEPI; Apresentação do Gemte.

Quarta-feira(03/06)

Exposição n a GPI e ADH; Apresentação do Gemte

Quinta-feira(04/06)

Encerramento: premiação na quadra da GPI dos trabalhos inscritos no concurso; Apresentação do Gemte

Entrega de mudas de plantas para as crianças; Orientação sobre cuidados com a dengue, e importância da água.

Por Regina Oliveira