São Raimundo Nonato se prepara para Congresso Internacional e população tem boas expectativas
26/05/2009 - 00:14:11

Faltando pouco mais de um mês para a realização do I Congresso Internacional de Arte Rupestre, em São Raimundo Nonato, a cidade e a população se preparam para receber de maneira atraente e confortável os turistas e participantes do encontro, que é uma realização da Secretaria de Turismo, Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, Fundação Museu do Homem Americano, Sebrae e tem o apoio da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi).

A presidente da Emgerpi, Lucile Moura, realizou uma visita na cidade nesta segunda-feira, 25, para conferir as obras de reestruturação e preparativos para o evento que acontece entre os dias 29 de junho a 3 de julho.

são raimundo Hotel Serra da Capivara

Um exemplo de boas expectativas para o evento, é dona Pedrina Berlamina de Moraes, 63 anos; trabalhando com bordado há mais de três décadas, ela é proprietária de uma loja de artesanato e vem organizando peças especiais para chamar a atenção dos visitantes.

“Quero que todo mundo conheça o trabalho feito por nós de São Raimundo Nonato. Tenho certeza que vai ser muito bom”, adianta. “A gente está colocando figuras típicas nas peças e outros detalhes. Vão ficar ainda mais bonitas”, gaba-se, com mérito.

são raimundo Dona Pedrina

A expectativa de público é de aproximadamente 4mil pessoas, que devem conferir a programação científica e cultural do congresso. “Já temos 750 pessoas inscritas no evento, mas a maior parte do público, principalmente da microrregião, deverá participar das outras atividades culturais, como apresentações, shows, cinema, gastronomia, etc. A movimentação na cidade será intensa”, destaca a secretaria de turismo e umas organizadoras, Érika Targino.

Para o comerciante Egídio Reis, dono de uma lanchonete e restaurante no centro da cidade, o evento vai possibilitar uma maior circulação de pessoas e as vendas, podem aumentar. “Estou constantemente preparado com estoque de carne e outros alimentos; com um evento desse porte a preparação vai aumentar para ser possível atender de maneira positiva”, comenta.

são raimundo Egídio

Hospedagem - Para garantir hospedagem de qualidade, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), está reformando três hotéis pertencentes à rede Rimo, patrimônio da extinta Empresa de Turismo do Piauí. Os hotéis vêm recebendo melhorias e ampliações, como é o caso do Serra da Capivara, onde estão sendo construídos 25 novos apartamentos, um deles adaptado para pessoa portadora de deficiência física; além da reforma de outros 19. Os reparos no lugar incluem troca de piso, portas, pintura e instalação hidroelétrica.

são raimundo Hotel Serra da Capivara: reestrturação e novos apartamentos

Pousadas domiciliares também sendo oferecidas. Durante a realização do evento serão oferecidas cerca de 200 casas para alugar.

Além disso, a Emgerpi vem atuando na reforma do Museu do Homem Americano, onde deverá acontecer o congresso. O local se prepara para receber estrutura digitalizada, com painéis interativos. Serviços de urbanização também estão sendo executados na cidade, a qual recebeu sinalização de trânsito adequada, reforma no mercado central, em praças públicas e nas vias de acesso à cidade e aos locais onde serão realizadas programações artístico-culturais, como o Cruzeiro.

são raimundo - museu Reforma no Museu Do Homem Amaricano

“Todas estas intervenções têm como objetivo disponibilizar uma boa recepção ao público que vai visitar a cidade de São Raimundo Nonato”,ressalta a presidente da Emgerpi, Lucile Moura, que ainda visitou as obras do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato e recebeu a infomação de que faltam apenas cerca de 500m para a conclusão da pista de pouso.

aeroporto são raimundo Pista do Aeroporto de São Raimundo Nonato