Número de desaparecidos cai para 4 em Algodões I
29/05/2009 - 00:09:00

Vários órgãos do Governo do Estado estão na região de Cocal da Estação, a 286Km de Teresina, ajudando nas buscas a desaparecidos e prestando assistência às famílias atingidas. As equipes do Corpo de Bombeiros continuam os trabalhos de busca na região de Algodões I, município de Cocal. Das 11 pessoas consideradas desaparecidas até a noite de ontem, 7 já foram localizadas com vida e devidamente resgatadas.

As famílias estão sendo assistidas com medicamentos, alimentos, abrigo, agasalhos e até atendimento psicológico. Muitos órgãos estaduais  estão na região, entre eles, as secretarias da Defesa Civil, Saúde, Serviço Social e Cidadania, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Piauí e Polícia Militar.

Rejane Dias, secretária estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, que acompanhou o governador Wellington Dias na visita à região, está retornando para Cocal da Estação. Sua chegada ao município está prevista para as 8h30 desta sexta-feira. Ela vai coordenador os trabalhos de assistência às famílias prejudicadas.

Mais pessoas resgatadas

A Polícia Militar presta assistência a todos os demais órgãos do Governo. A equipe do Corpo de Bombeiros informou que até o fim da tarde de ontem, 28, havia quatro pessoas mortas e 11 desaparecidas. Uma equipe de busca e salvamento, que saiu no fim da tarde de quinta-feira e continuou o trabalho durante a noite, retornou à base de operações no fim da madrugada, trazendo mais sete sobreviventes. Com isso, os desaparecidos agora somam quatro pessoas.

Equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) chegaram, ontem à tarde, a Cocal da Estação, vindos da regional de Parnaíba. Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estão na região, além de equipes da Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde. Uma das coordenadoras das equipes, Maria Veloso, disse que, do ponto de vista do atendimento em saúde, a situação é “tranquila".

Um caminhão enviado pela Sesapi, trazendo medicamentos de Teresina, chegou no início desta manhã a Cocal da Estação. Todo o trabalho de assistência estadual é feito juntamente com a Prefeitura, dando suporte ao atendimento.

Acesso aos locais afetados

A Emgerpi está na região desde o início do mês, quando foram dados os primeiros alertas sobre a situação estrutural da Barragem Algodões I, rompida pelo excesso de chuvas na tarde de quarta-feira, 27. Mais engenheiros e técnicos da empresa estão se deslocando nesta manhã para a região. Eles vão melhorar os acessos às regiões mais atingidas, que são as comunidades Branquinha, Angico Branco, Assentamento Tapera, Tingui e Franco, que abarcam grande parte da área afetada em Cocal da Estação.

O governador Wellington Dias, que durante a manhã de quinta-feira visitou a área devastada pela inundação, tem manifestado sua preocupação e colocado toda sua equipe a disposição da Prefeitura de Cocal da Estação. Ele disse que luta pela desburocratização e esse esforço já surte efeito, uma vez que o atendimento, por parte do Governo Federal, tem sido mais rápido e eficiente.