Governo distribue alimentos, agasalhos e óleo diesel em Cocal
30/05/2009 - 00:15:54

Três helicópteros decolaram no início da manhã para os povoados Espírito Santo e Boíba, levando além de comidas e agasalhos, água mineral, produtos de limpeza, roupas e óleo diesel. O combustível será usado nos motores dos poços tubulares que existem na região e serão colocados em funcionamento para garantir o abastecimento de água potável.

Assistentes Sociais e psicólogos atendem famílias desabrigadas em Cocal

As famílias que se encontram nos abrigos estão recebendo atendimento de psicólogos e assistentes sociais. Estes profissionais são dos quadros da Emgerpi, Sasc, Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal. Muitos se encontram na cidade desde o dia 08 de maio, quando o Governo do Estado deu início à retirada das famílias dos locais de riscos próximos à Barragem Algodão I.

De acordo com Mardonísia Rocha - coordenadora da equipe de assistêntes sociais, o trabalho  está sendo realizado com o apoio da comunidade local. “Fazemos parcerias com igrejas evangélicas, católicas, e recrutamos voluntários para trabalharmos as normas de convivência com os abrigos”.

Atividades aplicadas – Algumas atividades recreativas e culturais, envolvendo jogos educativos, exibição de filmes, colagem, desenhos como forma deles expressarem o que estão sentindo são aplicadas por professores das redes municipal, estadual e privada. “Eles trabalham com cursos e desenvolvem recreação com as crianças e adultos, a receptividade vem sendo boa porque percebemos que tem sido o momento que eles se distraem”, afirmou ainda Mardionísia.

Os assistentes sociais estão fazendo também visitas aos abrigos para confirmação de cadastros que vão auxiliar a Defesa Civil Estadual e Nacional quanto ao número de desabrigados e verificar os prejuízos e o impacto econômico e financeiro da tragédia.

Psicólogos – Na sexta-feira, 29, os psicólogos de vários órgãos do Governo do Estado que prestam assistências às famílias percorreram comunidades observando a situação das pessoas de cada local, procurando colher subsídios para traçarem as diretrizes do Plano de Ação para fazerem os primeiros procedimentos ao apoio psicológico às famílias.

Os psicólogos Jorgan Carvalho, Maurício Silveira, Albertina Rodrigues e outros que compõem a equipe estão ouvindo desabrigados  para tentar ajudar nesse momento difícil.Segundo Jorgam Carvalho, "o trabalho dos psicólogos neste momento é de fundamental importância porque passa conforto, ajuda a fortalecer e dá segurança a essas pessoas"