INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
EMGERPI - Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
NOTA DE ESCLARECIMENTO
30/05/2009 - 00:17:03  
  
Twitter 
Google+ 

Em relação às matérias publicadas, com informações inverídicas sobre suposto pagamento por laudo relativo à Barragem de Algodões I, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí – EMGERPI esclarece que não realizou nenhum pagamento ao engenheiro Luiz Hernani de Carvalho.

De fato, foi firmado um contrato no valor de R$ 273.400,00 (duzentos e setenta e três e quatrocentos reais), para a elaboração de projeto executivo da obra de recuperação da Barragem de Algodões I, mas com a Empresa Geoprojetos, do Rio de Janeiro.

A necessidade de tal contrato foi constatada após a adoção de várias medidas relativas à segurança da Barragem de Algodões I, pois ainda em Agosto de 2008, foi realizada vistoria técnica da Barragem, na qual foi constatada a necessidade de proceder a sua recuperação.

Em decorrência disso, foi realizada licitação (Tomada de Preços nº 40/2008) para contratação de empresa de consultoria na área de engenharia, com o fim de elaborar projeto executivo para posterior recuperação da Barragem.  Mas realizada a licitação, nenhum licitante dela participou, o que levou a contratação direta, em fevereiro de 2009, da Empresa Geoprojetos, do Rio de Janeiro, por R$ 273.400,00, para a elaboração do projeto executivo no prazo de 5 (cinco) meses.

Na verdade, com o aumento da intensidade das chuvas e o início do sangramento da Barragem de Algodões I, o Governo do Estado convidou o doutor Luiz Hernani, na qualidade de autor do projeto de sangradouro da Barragem, que a visitou sem cobrar nenhum valor.

Não houve, em nenhum momento, qualquer omissão do Governo do Estado. Todas as providências vinham sendo tomadas, desde a vistoria até o trabalho de recuperação. Mas em razão da alta precipitação pluviométrica (148 mm), muito superior à média normal, infelizmente, a Barragem acabou rompendo.

As 35 famílias que moravam em áreas de maior risco, nas proximidades do leito do rio, permaneciam em abrigos no momento da explosão da Barragem, seguindo orientação das autoridades presentes à primeira reunião realizada há 15 dias.

EMGERPI – Empresa de Gestão de Recursos do Piauí
Rua Lisandro Nogueira, nº 1554
Centro, Teresina-PI. CEP 64002-240
(86) 3216 1534
MAPA DO SITE