Cerca de duzentas famílias estão em abrigos e casas de parentes em Buriti dos Lopes
31/05/2009 - 00:09:53

Por Michelhe Sales

Com o rompimento da Barragem Algodões I, em Cocal da Estação, cerca de 20 comunidades localizadas próximas à cidade de Buriti dos Lopes, mais precisamente no leito do Rio Pirangi, foram atingidas, entre elas Branquinha, Santa Rita, Vaquejador,Terra Preta,Olha D’àgua e Junco.

Segundo a Comissão de Defesa Civil Municipal, essas famílias estão hoje abrigadas em colégios e casas acolhedoras; e ainda cerca 100 famílias se encontra em áreas isoladas, recebendo mantimentos, remédios e alimentos através do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou um efetivo de 24 pessoas para o município.

“Foi feito um trabalho preliminar de evacuação e a maioria da população ribeirinha de Buriti foi retirada. Por conta dos difíceis acessos, ainda existem pessoas isoladas. Algumas famílias também estão alojadas na cidade de Bom Princípio”, comenta o presidente da comissão, Ismael Abreu, acrescentando que não há registros de óbitos ou desaparecidos na região que compreende Buriti. “Esse é um dado bastante positivo”,ressalta.

Atendimento - Ainda que sem registros de pessoas feridas gravemente, foram disponibilizadas uma ambulância e uma UTI móvel para a cidade de Buriti dos Lopes, no sentido de garantir atendimento médico especializado e urgente.

Equipes formadas por bombeiros, defesa civil e assistentes sociais do município de Buriti, Sasc e Emgerpi realizam trabalhos de resgate, atendimento e auxílio às famílias isoladas. “O trabalho segue também nos abrigos organizados na cidade; além da distribuição de cestas básicas, colchões e outros mantimentos, estamos organizando atividades lúdicas e religiosas nestes locais”,conta Eliseé Sousa, assistente social da Emgerpi.

Segundo Eliseé, a equipe de assistentes sociais está realizando um levantamento relativo à situação das famílias e às perdas ocasionadas pelo  rompimento. “As informações vão constar num relatório solicitado pelo governador Wellington Dias”, conclui.