Escola Agrotécnica se prepara para receber famílias desabrigadas de Cocal
05/06/2009 - 00:16:35

Por Thaís Araújo

A partir da próxima semana, mais um importante passo será dado em busca do restabelecimento da rotina da população de Cocal, que foi atingida pelas águas da Barragem de Algodões I. Os quatro colégios que servem de abrigos para as famílias atingidas serão desocupados para que o período letivo seja retomado.

Para receber as pessoas, que precisam ter novas casas construídas, a Escola Técnica Agrícola do município está sendo preparada. A energia elétrica e o fornecimento de água do local já foram restabelecidos.  Cerca de 30 homens entre pedreiros, eletricistas e bombeiros hidráulicos trabalham para deixar o local apto a receber as famílias até domingo (07). Essa ação está sendo coordenado pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi).

“Está sendo feita toda a limpeza e desinfecção do local, já que a água passou por dentro da escola; Lá as famílias poderão contar com uma estrutura melhor, pois o colégio dispõe de alojamentos, por exemplo,” explica a presidente da Emgerpi, Lucile Moura.

Na escola, há apenas duas turmas que, temporariamente, assistirão as aulas na Unidade Escolar Pinheiro Machado. Esse colégio foi escolhido, porque suas atividades se concentram no turno da manhã, de modo que à tarde, ele poderá ser usado pelos alunos da Escola Agrícola.

Segundo Paulo César Rodrigues, coordenador das ações da Emgerpi em Cocal, a estrutura da Escola Agrícola está sendo pintada. No que diz respeito à área externa, mais afetada pelo desastre, a Emgerpi está recuperando a iluminação e o muro, além de capinar todo o local.

Acessos às comunidades isoladas

A Emgerpi também estava concentrando esforços para refazer o acesso às comunidades que estão isoladas. Ao todo, foram 7 Km de estradas recuperadas, o que possibilita que comida, água potável e atendimento médico cheguem mais rápido à população.

Para atender as comunidades Boíbas e Angico Branco, as mais afetadas pela enxurrada, a equipe da Emgerpi fez um desviou a partir do povoado Frecheira. Esse acesso também já está feito.