Por Larissa Machado
A paralisação dos empregados da Emgerpi/Cohab completa hoje (10) as 48h previstas. Eles mantiveram a interrupção da entrada dos empregados à Casa do Mutuário até as 11h30.
A presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura, foi até o local da paralisação, conversou com membros do Sindicato dos Urbanitários e entregou aos mesmos um comunicado reforçando, que a Emgerpi não tem autonomia administrativa e financeira para tratar esse tema.
Em declarações feitas aos meios de comunicação, o Sindicato comparou as ações da Emgerpi às da Agespisa; sendo que a Agespisa tem receita própria e, portanto, autonomia para negociar reajustes com seus funcionários. Já a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí, tem suas finanças diretamente subordinadas à Sead.
O documento entregue pela presidente ao sindicato explica ainda que a Secretaria de Administração do Estado, na pessoa da Secretária Regina Sousa, garantiu recebê-los para tratar sobre suas propostas em reunião marcada para esta sexta-feira(12), com a presença de representantes da Emgerpi.
O Governador do Estado já autorizou o índice de reajuste do salário, ficando pendente uma posição relativa ao valor do Ticket Alimentação e das diárias, assuntos que também serão tratados na reunião da sexta-feira.